Ícone do site Criptonizando

10 nações da Ásia desafiam o domínio do dólar

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

Os líderes de 10 nações do Sudeste Asiático, membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), concordaram em “incentivar o uso de moedas locais para transações econômicas e financeiras”. 

O grupo compreende Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Esse movimento os ajudará a reduzir sua dependência do dólar americano.

Uma declaração oficial divulgada pelo presidente na conclusão da cúpula afirma: 

“Adotamos a Declaração dos Líderes da ASEAN sobre o Avanço da Conectividade de Pagamento Regional e a Promoção de Transações em Moeda Local para promover acordos de conectividade de pagamento bilaterais e multilaterais para fortalecer a integração econômica, permitindo uma integração rápida, contínua, e pagamentos transfronteiriços mais acessíveis em toda a região.”

A declaração continua:

“Comprometemo-nos a incentivar o uso de moedas locais para transações econômicas e financeiras entre os estados membros da ASEAN para aprofundar a integração financeira regional e promover o desenvolvimento do mercado de câmbio em moeda local para fortalecer a estabilidade financeira na região.”

No final de março, os ministros das finanças da ASEAN e os governadores dos bancos centrais se reuniram em Bali, na Indonésia, e concordaram em tomar medidas para reforçar o uso de moedas locais na região e reduzir a dependência do dólar americano ou de outras moedas internacionais importantes para transações cruzadas, comércio e investimento fronteiriços.

O governador do Banco da Indonésia, Perry Warjiyo, disse em abril que a Indonésia está seguindo a liderança da desdolarização do BRICS. As nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão trabalhando em uma moeda comum para reduzir sua dependência do dólar. Seus líderes planejam discutir esse tópico na próxima cúpula de líderes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile