Ícone do site Criptonizando

13 países pedem formalmente para ingressar no BRICS

Dilma_Rousseff_and_Xi_Jinping

Um total de 13 países já pediram formalmente para ingressar na aliança econômica global conhecida como BRICS, formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em entrevista à TV BRICS, o embaixador africano Anil Sooklal disse que nações da África, América Latina e Ásia estão procurando se tornar novos membros.

“Até agora, vários países (pelo menos 13) da África, América Latina e Ásia solicitaram ou abordaram formalmente os líderes do BRICS para se tornarem membros de nossa associação.

Esta é uma notícia positiva para o bloco, pois demonstra a confiança do sul global na liderança de nossa associação”.

Sooklal diz que o BRICS, que está considerando o lançamento de uma moeda global lastreada em ouro, agora está incentivando os membros a se afastarem do dólar americano para liquidar transações em suas próprias moedas nacionais.

“Em geral, o BRICS como associação global é baseado em três pilares – segurança política, desenvolvimento econômico e financeiro e interação social entre os países membros.

Todos os três pilares são de importância crítica para a criação de uma arquitetura política global equitativa e justa, que seja um ambiente estável e seguro para todos. 

Do lado econômico e financeiro, precisamos de uma arquitetura financeira global estável, uma arena financeira global. É por isso que dizemos que precisamos negociar em nossas próprias moedas.”

O BRICS está programado para realizar sua cúpula anual em agosto, onde os temas em questão devem ser discutidos. 

Além de fortalecer os laços econômicos, Sooklal disse que os líderes também planejam discutir o desenvolvimento sustentável e iniciativas de energia verde.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile