A maioria dos países está agora acelerando para construir seus sistemas de moeda digital do banco central (CBDC), e a maioria deles já está chegando perto do lançamento, de acordo com uma nova pesquisa.
Um relatório do think tank Atlantic Council afirma que 130 países que representam 98% do produto interno bruto (PIB) mundial estão explorando um CBDC, contra apenas 35 países que estavam considerando um CBDC em maio de 2020.
Um novo recorde de 64 nações está agora em uma fase avançada de exploração, desenvolvimento, piloto ou lançamento de um sistema CBDC. Esses países incluem 19 das nações do G20.
O Atlantic Council afirmou que os EUA são uma espécie de exceção à tendência, com o desenvolvimento de um CBDC de varejo atualmente “parado”, embora o progresso esteja sendo feito com um CBDC de banco para banco.
“No entanto, outros bancos do G7, incluindo o Banco da Inglaterra e o Banco do Japão, estão desenvolvendo protótipos de CBDC e consultando os setores público e privado sobre questões de privacidade e estabilidade financeira.
Os EUA estão, no entanto, avançando em um CBDC de atacado (banco a banco). Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia e a resposta às sanções do G7, os desenvolvimentos de CBDC no atacado dobraram. Atualmente, existem 12 projetos CBDC de atacado transfronteiriços.”
O relatório diz que mais de 20 países começarão a tomar medidas para pilotar seus CBDCs este ano. A Índia e o Brasil, ambos países do BRICS, planejam lançar seus sistemas em 2024.