Ícone do site Criptonizando

200 bitcoins da Era Satoshi são movidos após 12 anos

Na última sexta-feira (24), uma transação contendo bitcoins minerados entre setembro e outubro de 2010, despertou o interesse da comunidade.

O fato que chama a atenção nesta transação é que os 200 bitcoins movimentados permaneceram imóveis por quase 12 anos, fazendo parte da chamada “Era Satoshi”.

Alguns bitcoins são rotulados assim por terem sido minerados quando Satoshi Nakamoto ainda estava ativo no desenvolvimento da blockchain.

Segundo o Blockchair, estes 200 bitcoins valiam, na época em que foram minerados, 18,5 dólares, cerca de R$ 100 na cotação atual do dólar.

No entanto, na cotação de hoje do bitcoin, esses mesmos 200 BTC valem mais de 22 milhões de reais.

Porém, as moedas que estavam guardadas nesta carteira possivelmente não pertencem a Nakamoto.

De acordo com dados on-chain, existem ainda cerca de 1,83 milhões de bitcoins que foram minerados até 2010 e estão parados desde então.

Ainda de acordo com esses dados, Satoshi Nakamoto seria detentor de 1 milhão de unidades de bitcoin.

Em 2010, praticamente sem mercado, o preço do bitcoin tinha pouco valor, sendo negociado por centavos.

Nessa época, a mineração podia ser feita por computadores simples, aqueles que a gente tem em casa. Na verdade, o bitcoin ainda pode ser minerado por computadores pessoais, mas, para ser lucrativo, a atividade é feita em larga escala com equipamentos especiais.

Um verdadeiro holder

Este minerador desconhecido é hoje um milionário, graças a sua enorme paciência com as indas e vindas do bitcoin nos últimos 12 anos.

Portanto, apenas por holdar a moeda por mais de uma década, este minerador está com um lucro de 227.794 vezes sobre seu investimento inicial.

No entanto, não está descartada a hipótese de que só agora ele se lembrou das senhas ou chaves de acesso à carteira.

Ao que tudo indica, o feliz detentor desses 200 bitcoins não se desfez deles em suas transações. 

A princípio, o objetivo das transferências foi de consolidar quatro recompensas da mineração, de 50 BTC cada, em um único endereço.

Agora, os bitcoins do antigo minerador estão no formato segwit, que é uma atualização projetada para corrigir uma série de questões na programação do Bitcoin.
Leia mais: China adverte população que Bitcoin “vai cair a zero”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile