Presidente do Banco Central cita Blockchain ao falar sobre modernização do Sistema Financeiro Nacional

Durante o Fórum da Liberdade em Porto Alegre, na última segunda-feira (09), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, falou sobre seu desejo de grande reforma no Brasil com o objetivo de um mercado de capitais mais atrativo, citando a inovação tecnológica como parte importante desse movimento.

O presidente afirmou que a aprovação e a implementação de reformas na economia seriam essenciais para manter a inflação e os juros baixos e para a recuperação do crescimento, de acordo com discurso publicado no site do BC.

Existe uma correlação entre tamanho do PIB e mercados. Para cada 10% de crescimento do mercado privado, tem mais ou menos 0,3% ou 0,4% do PIB afirmou.

Ao indicar a decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de diminuir sua participação no mercado de crédito, Campos explicou que quando se retira dívida pública e substitui dívida privada, existe um fator multiplicador. No entanto, para que isso aconteça, é preciso inovação tecnológica.

Campos acrescentou que produzir, guardar, organizar e interpretar informações ficou barato. Para ele, deve ocorrer um processo de democratização do mercado de capitais no processo onde as empresas deixam de ser apenas da indústria de serviços e assumem papel de informações e dados — movimento que está ocorrendo no mundo.

Ao citar esse aspecto, Campos falou sobre a Agenda BC+, que sob sua gestão terá como foco especial avançar no “desenvolvimento pleno” do mercado de capitais, “com base no livre mercado”.

Queremos continuar com essas duas dimensões e avançar com outras dimensões, disse. Queremos incluir o poupador, a pequena empresa, que tem dificuldade a entrada no mercado de capitais, estrangeiros, e pessoas físicas, explicou.

No entanto, para que isso aconteça, ele afirmou que o BC deve estar preparado para um futuro tecnológico, citando o domínio de ferramentas como blockchain, serviços de computação em nuvem, inteligência artificial e digitalização.

“Trabalhar na modernização do Sistema Financeiro Nacional é fundamental para alcançarmos esses objetivos”, disse ele, afirmando que o processo deve ocorrer “simplificando e desburocratizando o acesso aos mercados financeiros para todos e dando um tratamento homogêneo ao capital, independentemente de sua nacionalidade ou se provém de um grande ou de um pequeno investidor”.

Para Campos, até o momento a democratização financeira se focou na garantia de acessos a serviços de pagamento e ao mercado de crédito, e as autoridades precisam pensar em como será o sistema financeiro no futuro, priorizando a evolução tecnológica.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza