Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Veículos autônomos com tecnologia blockchain estão sendo desenvolvidos em projeto na Universidade de Nevada

Veículos autônomos com tecnologia blockchain estão sendo desenvolvidos em projeto na Universidade de Nevada

blockchain carros automáticos (2)

Um projeto de veículo autônomo que utiliza blockchain está sendo desenvolvido na Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, segundo comunicado de imprensa nesta terça-feira (23). 

A Filament, provedora de soluções de blockchain para a Internet das Coisas (IoT), foi escolhida para o projeto de smart city Mobilidade Inteligente, coordenado pela Universidade de Nevada e pelo Centro de Pesquisa Aplicada de Nevada (NCAR). 

De acordo com o comunicado, a iniciativa utilizando tecnologia blockchain visa melhorar a segurança e a comunicação entre os veículos autônomos conectados e a infraestrutura ao redor. 

“O crescimento no número de veículos conectados nas estradas levará a um aumento no número de dispositivos de IoT, o que pode potencialmente criar vulnerabilidades”, disse Carlos Cardillo, diretor do Centro de Pesquisa Aplicada de Nevada. 

“Trabalhar com o Filament como parte da Mobilidade Inteligente nos ajudará a criar e validar dados seguros gerados a partir de muitos dispositivos LIDAR conectados, incluindo aqueles em veículos autônomos que em breve serão uma característica comum em nossas cidades e vilas”, afirmou.

De acordo com Cardillo, essa integração pode resultar em um novo conjunto de padrões de integridade de dados que outras pessoas podem seguir ao implementar suas próprias iniciativas. 

A universidade em breve lançará testes simulados da tecnologia Blocklet da Filament, uma ferramenta projetada para capacitar máquinas conectadas com valor transacional através da tecnologia de contabilidade distribuída. 

A integração da tecnologia aos veículos permitirá um registro confiável de eventos, permitindo a troca de dados atestada via transações blockchain. 

“Para o projeto, os veículos de teste da Universidade aceitarão apenas transmissões de dados atestadas pelo Blocklet, protegendo-os de possíveis agentes mal-intencionados ou ataques man-in-the-middle.”, disse Allison Clift-Jennings, CEO da Filament. 

“Este é um projeto importante para todas as cidades que se preparam para veículos autônomos, pois demonstrará como a tecnologia distribuída e segura de ledger, combinada com carros conectados sem motorista e seu entorno podem se tornar uma realidade confiável”, concluiu. 

Leia também: 8 documentários para entender melhor Bitcoin e blockchain

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receba as notícias mais importantes no seu email

Últimas Notícias