Atlas Quantum e site Criptofácil são vítimas de fake news a respeito de atentado

fake news atlas quantum criptofácil

Em meio à crise enfrentada pela Atlas Quantum, que está respondendo a ações de clientes devido aos mais de 1.500 bitcoins em saques atrasados na plataforma, a empresa foi vítima de uma fake news na sexta-feira (13), envolvendo o site Criptofácil.

Como publicado pelo Cointelegraph, em uma montagem criada com o intuito de se passar por uma publicação do Criptofácil, constava que o Rodrigo Marques, CEO da Atlas, teria sofrido um atentado à bala em frente a sua residência.

A notícia falsa se espalhou por grupos brasileiros que reúnem investidores e entusiastas das criptomoedas no Telegram e WhatsApp.

“O criptofácil esclarece que essa imagem é, de fato, fake. Pedimos que quem tenha recebido essa imagem nos encaminhe para averiguarmos a sua origem”, disse Paulo Aragão, um dos responsáveis pelo site de notícias.

Até o momento, não há informações sobre quem é o responsável pela montagem nem qual foi o objetivo da ação.

Por meio de nota, a Atlas falou sobre o ocorrido, onde afirma que “vem se comunicando de forma transparente junto a seus clientes e stakeholders por meio de seus canais oficiais (site, redes sociais e notas à Imprensa)”.

Situação da Atlas

A Atlas Quantum, empresa que oferecia investimentos em bitcoin, foi proibida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de fazer oferta pública de investimentos e viu um aumento no volume de solicitações de saque na plataforma desde então.

A empresa não conseguiu atender os pedidos no prazo estipulado nos termos de uso e gradualmente estendeu o prazo de D+1 para D+30. 

No entanto, os clientes temem que a Atlas não tenha dinheiro para pagá-los, e começaram a acionar a Justiça em ações contra a empresa que, juntas, já somam quase R$ 1 milhão.

Na quarta-feira (11), foi aprovado um requerimento de audiência pública do deputado Áureo Ribeiro, que visa discutir indícios de pirâmide financeira na Atlas Quantum e na Investimento Bitcoin.

Em meio à crise, a Atlas demitiu quatro de seus 11 diretores na última quinta-feira (12).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza