Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Halving do Bitcoin pode acontecer antes do esperado

Halving do Bitcoin pode acontecer antes do esperado

bitcoin preço volatilidade criptomoedas

É possível que o halving do bitcoin aconteça antes do esperado. O evento, que está previsto para 16 de maio de 2020, pode acontecer um mês antes, em abril, devido à rápida aceleração na taxa de hash da rede.

 

Entendendo a taxa de hash 

Entendendo a taxa de hash 

A taxa de hash é um parâmetro que fornece a medida do número de cálculos matemáticos que uma determinada rede pode executar por segundo.

A mineração de criptomoedas depende da taxa de hash para adicionar as transações de bitcoin e adicioná-las à lista de um determinado bloco.

 

Quanto maior a taxa de hash, maior a chance de que o minerador valide novos blocos e receba a recompensa do bloco associado.

Por que o halving pode acontecer mais cedo?

Por que o halving pode acontecer mais cedo?

Ao longo de 2019, a taxa de hash da rede bitcoin teve uma aceleração expressiva, quebrando recordes sucessivamente.

hashrate foi de cerca de 41 quintilhões de hashes por segundo em 1° de janeiro, para 97,5 quintilhões de hashes por segundo na última terça-feira (10).

Isso representa um aumento de cerca de 130% na taxa de hash, e como citado anteriormente, quanto maior a taxa, mais rápida a rede adiciona novos blocos.

Por isso, diversos membros da cripto comunidade já disseram acreditar que o halving do bitcoin pode acontecer antes do esperado, como afirmouHodlonaut”, famosa figura no espaço cripto e conhecido por começar a iniciativa Lightning Torch.

“Pela maneira com que a taxa de hash está acelerando, o halving vai acontecer em abril de 2020, não em maio”, afirmou.

Halving do Bitcoin

Halving do Bitcoin

Considerado um dos eventos mais importantes para o bitcoin, o halving acontece a cada quatro anos e impulsiona o crescimento e valorização do ativo.

O Bitcoin foi projetado com um limite 21 milhões de unidades que podem ser mineradas. No entanto, a cada quatro anos a taxa de emissão através da mineração vai diminuindo.

Quando cerca de 210 mil blocos da criptomoeda são minerados, acontece o halving, que diminui em 50% essa taxa de emissão.

Atualmente, a taxa de recompensa pela mineração de Bitcoin, que utiliza Proof of Work (PoW), é de 12,5 BTCs por bloco, mas com a redução em 2020, a recompensa por bloco minerado passará a ser de 6,25 BTCs.

Essa redução vai resultar na queda da produção diária de Bitcoin de 1.8000 para 900. Contudo, além de retardar a produção de bitcoin, o halving tem o objetivo de evitar a inflação.

Leia também: União Europeia vai criar criptomoeda própria para competir com a Libra do Facebook

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas