Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Blockchain e meio ambiente: Empresa usa tecnologia para transformar resíduos plásticos em tecidos ecológicos

Blockchain e meio ambiente: Empresa usa tecnologia para transformar resíduos plásticos em tecidos ecológicos

blockchain têxtil reciclagem plástico oceanos

Uma empresa holandesa está usando a blockchain em um projeto de transformação de resíduos plásticos do oceano em tecidos ecológicos.

Como muitos sabem, o potencial da tecnologia blockchain vai muito além de apenas dar suporte ao Bitcoin e outras criptomoedas. Trata-se de um banco de dados inviolável e muito eficiente, que pode ser usado em diversos sistemas.

 

Alguns dos muitos exemplos do potencial de uso da blockchain noticiados nas últimas semanas são: o uso da tecnologia para garantir a preservação da Amazônia, para mapear o Petróleo, para otimizar o processo de registros de nascimento, para aperfeiçoar o agronegócio.

Primeira coleção do mundo de tecidos reciclados rastreados via blockchain

Primeira coleção do mundo de tecidos reciclados rastreados via blockchain

A empresa eco-friendly Waste2Wear criou a primeira coleção do mundo de tecidos reciclados de plásticos oceânicos que podem ser rastreados via blockchain. 

De acordo com a empresa, que usa o plástico coletado da água e das áreas costeiras de uma pequena ilha perto de Xangai, pescadores coletam mais de três toneladas de lixo do oceano a cada semana. 

Junto às autoridades locais, a Waste2Wear criou um modelo de negócios que permite aos pescadores ganhar dinheiro recuperando plásticos do oceano.

No entanto, antes de se tornar produto têxtil, o plástico passa por uma longa jornada, o que exige vários registros de dados do passo a passo. É aí que entra a tecnologia blockchain. 

A empresa pretende tornar a cadeia de suprimentos de tecidos plásticos oceânicos totalmente rastreável e transparente em resposta à demanda dos clientes.

A coleção, que está em exposição entre os dias 17 e 19 de setembro em Paris, na feira de têxtil internacional Première Vision, foi relevada em 20 de agosto.

Dois dias depois, em 22 de agosto, a Waste2Wear anunciou o lançamento da versão beta de seu sistema blockchain para a nova coleção.

Limpeza dos mares com a blockchain

Limpeza dos mares com a blockchain

No início do mês, o Vaticano realizou uma conferência online para debater formas de combate ao crescimento de resíduos plásticos nos oceanos. A iniciativa aconteceu em parceria com a empresa Plastic Bank, que incentiva a limpeza dos mares por meio de recompensas com o uso da tecnologia blockchain.

No mesmo período, o Partido Democrata da Alemanha propôs o pagamento de criptomoedas a quem remover dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa da atmosfera.

Leia também: Exército Americano quer especialistas em Blockchain para rastrear Bitcoin em tempo real

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias

Mais Lidas