Deputada aprova imposto para transações e heranças recebidas em Bitcoin e criptomoedas

deputada marta costa bitcoin criptomoedas auricchio

Foi aprovado o Projeto de Lei 834, de autoria do Deputado Estadual Thiago Auricchio (PL-SP), que prevê a aplicação de impostos sobre transações envolvendo bitcoin e outras criptomoedas, assim como heranças recebidas com os criptoativos.

De acordo com reportagem do Cointelegraph, a também Deputada Estadual Marta Costa (PSD-SP), escolhida como relatora do projeto, determinou a aprovação da demanda.

O próximo passo é que o processo seja apreciado pela Comissão de Constituição de Justiça, que não deve se opor ao voto da deputada já que o PL não teve qualquer pedido de emenda ou substitutivo e tramita com ‘tranquilidade’ na Assembleia Legislativa, reportou o site.

Entenda a proposta

Apresentado em 2 de agosto desse ano, o projeto do deputado de 26 anos foi aprovado apenas dois meses após a exibição.

O PL sugere diversas mudanças nos artigos da lei n° 10.705, do ano 2000. Segundo Auricchio, o objetivo da proposta é:

“Incluir, expressamente, na legislação pátria, a incidência de imposto na transmissão de criptoativo, seja por sucessão legítima ou testamentária, seja por doação, por se tratar de algo que se traduz em patrimônio, de modo a afastar qualquer dúvida sobre o tema.”

Apesar de ter sido criada por um deputado estadual, caso a proposta entre em vigor, ela poderá ser apreciada pelos poderes estaduais e se tornar norma para todo o país, segundo a constituição.

Quem é Thiago Auricchio

Formado em Direito, Thiago Auricchio, de 26 anos, foi eleito ao cargo de Deputado Estadual pelo Partido Liberal (PL) em 2018, sendo o mais jovem a ocupar o cargo no Estado de São Paulo.

O político é filho do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e foi eleito com 73.435 votos.

No entanto, o Ministério Público Federal (MPF), abriu um inquérito em fevereiro para apurar se houve uso de máquina pública, mais especificamente da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, para favorecer a campanha de Auricchio e pela reeleição do deputado federal Alex manente, do PPS.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 19, 2025

AETHIR próxima de atingir novo topo histórico: criptomoeda com IA rumo à lua?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 22, 2025

Cofundador da Circle lança instituição financeira ‘nativa em IA’

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza