Ex-CEO de banco Suíço diz que dinheiro não vale nada devido as taxas de juros negativas; Bitcoin parece ser a melhor solução

bitcoin a 1 milhao

O ex-CEO dos dois maiores bancos da Suíça, Oswald Gruebel, criticou abertamente as taxas de juros negativas aplicadas pelo Swiss National Bank.

Na sua opinião, o dinheiro pode perder seu valor se isso continuar. Como as taxas de juros negativas são geralmente introduzidas para combater a inflação, o Bitcoin parece ser a solução perfeita.

Gruebel foi CEO do Credit Suisse de 2004 a 2007 e do UBS Group AG de 2009 a 2011. Ele deu sua opinião sobre as taxas negativas na Suíça, que foram introduzidas em 2015 na tentativa de fortalecer o franco:

“As taxas de juros negativas são loucas. Isso significa que o dinheiro não vale mais nada. Enquanto tivermos taxas de juros negativas, o setor financeiro continuará encolhendo. ”

Os resultados no país não foram tão satisfatórios quanto o esperado, e os bancos continuam sofrendo. O maior gestora de patrimônio do mundo, a UBS, começou a cobrar uma taxa de 0,6% em economia de mais de 500.000 euros.

Taxas negativas não são aplicadas apenas na Europa, mas também no Japão.

Seguindo o mesmo caminho, o ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, Alan Greenspan, alertou que as taxas negativas também estão a caminho dos EUA: “É apenas uma questão de tempo até que isso também ocorra nos Estados Unidos”.

Taxas de juros negativas significam que, em vez de receber juros positivos, por manter o dinheiro no banco, os clientes pagam taxas para o banco guardar o dinheiro.

Bitcoin seria a solução?

Como mencionado acima, taxas de juros negativas são usadas para evitar a inflação, entre outras coisas. É aí que o Bitcoin entra em cena. A criptomoeda tem uma taxa de inflação predefinida, atualmente em torno de 3,7%.

Por volta de maio do próximo ano, também veremos o Halving do Bitcoin acontecer. Isso afetará a oferta total do Bitcoin e a taxa de inflação. As recompensas que cada minerador recebe por adicionar um bloco à rede serão reduzidas pela metade. Essa redução específica pela metade não apenas reduzirá a recompensa para 6,25 por bloco, mas também reduzirá a taxa de inflação de 3,6% para 1,8%.

Além disso, o Bitcoin tem vantagens adicionais sobre as moedas fiduciárias tradicionais. Por um lado, é um objeto digital escasso com um suprimento finito, diferente das moedas fiduciárias emitidas à vontade. O fornecimento de Bitcoin só diminuirá daqui em diante. Os princípios econômicos básicos determinam que, se a oferta de um ativo diminuir enquanto a demanda por ele aumentar ou permanecer a mesma, isso deve aumentar seu preço.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon junho 10, 2025

Ethereum hoje: calmaria antes da tempestade? Analistas preveem salto para US$ 3 mil

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza