Cúpula do BRICs considera a criação de uma criptomoeda para reduzir dependência do dólar

BRICs criptomoeda moeda digital sistema financeiro brasil

O BRICs, cúpula de países de economias emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China, está considerando o desenvolvimento de uma moeda digital para facilitar o comércio e reduzir a dependência em relação ao dólar americano.

Durante o encontro que aconteceu no Brasil nessa semana, nos dias 13 e 14 de novembro, o assunto girou ao redor do tema “O crescimento econômico para um futuro inovador”.

Após a conversa, o diretor do Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF), Kirill Dmitriev, disse que o grupo apoia a ideia de desenvolver um sistema de pagamento em conjunto, segundo reportagem da Reuters:

“Um sistema eficiente de pagamentos do BRICS pode incentivar pagamentos em moedas nacionais e garantir pagamentos e investimentos sustentáveis entre nossos países, que representam mais de 20% da entrada global de investimento direto estrangeiro”, disse Dmitriev.

Na reunião, também foi discutida a possibilidade de criação de uma criptomoeda do BRICs, contou Dmitriev, que não deixou claro se a Rússia apoia a ideia ou não.

As autoridades do país que possui a maior extensão territorial do mundo, já se posicionaram contra qualquer criptomoeda, alertando que elas poderiam ser usadas em crimes como lavagem de dinheiro ou no financiamento do terrorismo.

Caso o BRICs decida pela criação da moeda digital, esta provavelmente será usada para facilitar transações comerciais, disse Nikita Kulikov, membro do conselho de especialistas da Duma do Estado e fundador da Organização Autônoma sem fins lucrativos PravoRobotov, em entrevista à RBC.

Ainda segundo Dmitriev, a associação já reduziu seu uso de dólares americanos em acordos de 92 para 50% nos últimos cinco anos, enquanto as transações baseadas em rublos russos aumentaram de 3 para 14%.

Formado em 2006, o objetivo do BRICs é impulsionar a cooperação econômica e política entre os países participantes.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 7, 2025

Pix automático ganha novas regras

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 9, 2025

Coinbase anuncia compra bilionária da Deribit

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 5, 2025

Bitcoins hoje: preço desacelera em aguardo ao payroll e decisão do Fed

Escrito por Thiago Barboza