O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu uma ação civil pública contra Gensa Serviços Digitais no valor de R$1 bilhão junto à Promotoria de Justiça de Falências, conforme relatou o Cointelegraph.
A Gensa é a empresa responsável pelas plataformas brasileiras de investimentos em Bitcoin, Genbit e da Zero10 Club.
De acordo com a reportagem, o Ministério Público pediu condenação dos envolvidos e ressarcimento aos milhares de investidores prejudicados pela falta de pagamento nos rendimentos investidos em Bitcoins.
Há outras cinco empresas envolvidas no caso, segundo processo, o valor seria de R$ 1 bilhão referente à estimativa de que as empresas teriam 45 mil investidores desfalcados até o momento.
A Zero10 Club foi proibida de atuar pela CVM por suspeita de crime de pirâmide financeira, há quatro meses o mesmo recaiu sobre a Genbit, quando a empresa travou saques e passou a dar justificativa para os problemas.
De acordo com o Ministério Público, que pede segredo parcial de Justiça para o processo, a concessão de tutela cautelar e antecipada deve ser aceita pela justiça para proteger as supostas vítimas.