A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercado (ESMA) em um comunicado à imprensa, anunciou que a União Europeia estará regulamentando as criptomoedas e ativos digitais dentro de 2020 a 2022.
O ponto principal está relacionado com a questão de segurança cibernética, enquanto na plataforma em que se baseiam, a tecnologia blockchain é a principal plataforma preventiva a ser usada.
Milhares de investidores foram fraudados em seus investimentos, devido a ofertas iniciais de moedas fraudulentas e as várias outras operações.
A regulamentação das criptomoedas tem como objetivo reduzir ao máximo esses casos e, eventualmente, reduz para zero.
O regulamento das criptomoedas, não significa a proibição na União Europeia, apenas uma maneira de o governo ficar de olho na indústria das moedas digitais.
A implementação será útil para a indústria desenvolver ainda mais o uso das criptomoedas. Com isso, a base de clientes pode aumentar e, consequentemente, evitar golpistas de maneiras mais elaboradas.
De qualquer forma, as empresas de criptomoedas podem ser um esconderijo de fraudadores e apenas uma agência comissionada pelo governo tem os recursos para determinar a autenticidade de todas as reivindicações de uma empresa, aponta o comunicado.