Adam Back, CEO da Blockstream e inventor do sistema de prova-de-trabalho Hashcash, usado pelo Bitcoin, afirmou em recente entrevista que Satoshi Nakamoto programou a criptomoeda antes de escrever seu Whitepaper.
A declaração, dada 11 anos após o lançamento da criptomoeda, ocorreu durante uma entrevista para o Cointelegraph no evento de criptomoedas LaBitconf, no Uruguai, onde Back falou sobre os primeiros anos do Bitcoin e os e-mails trocados com Satoshi.
Segundo o desenvolvedor, o criador anônimo da criptomoeda que assinou o whitepaper sob o pseudônimo japonês, não contou com a sua ajuda para criar a moeda digital.
“Eu não ajudei a criar o Bitcoin, não programei nada, nem participei de nenhuma tarefa de programação”, declarou. “Na época em que o software foi lançado, Satoshi me enviou, mas eu não o ajudei com isso.”
Back admite que há muitas especulações sobre quem pode ter ajudado a revisar o código do Bitcoin antes do lançamento da criptomoeda, mas afirma:
“Parece que Satoshi programou o Bitcoin primeiro antes de escrever o whitepaper, e provavelmente, foi ele mesmo quem fez várias revisões no código”, disse, acrescentando que revisões posteriores podem ter sido feitas por pessoas como Hal Finney.
Para o CEO da Blockstream, essas pessoas “podem ter ajudado a revisar comentários ou relatórios de bugs ou fazer pequenas correções de bugs, assim como quando você escreve um texto e pede a alguém para revisar a gramática”, completou.