Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Bitcoin para iniciantes: Como comprar, armazenar e gastar

Bitcoin para iniciantes: Como comprar, armazenar e gastar

Existem cerca de 5.000 criptomoedas diferentes no mercado, alguém novo no setor pode ser surpreendido pela quantidade de informações sobre os ativos digitais. Para facilitar, as criptomoedas mais populares não são tão numerosas e a principal, o Bitcoin, é o foco deste artigo. 

“O bitcoin é um novo tipo de dinheiro digital, e assim, como todo o dinheiro, você pode armazená-lo, trocá-lo e efetuar pagamentos”, de acordo com o Bitcoin.com. Contudo, ao contrário das moedas tradicionais que são controladas pelos bancos centrais, o Bitcoin é uma moeda em que você tem total controle do seu próprio dinheiro. 

O motivo pelo qual o bitcoin está no controle é por conta de um sistema descentralizado que depende da matemática e por não ter políticos controlando o ativo, servidores centrais ou bancos.

Enquanto você tiver a chave privada do bitcoin e a manter segura e não esquecer, ninguém pode pegar suas criptomoedas. Isso contrasta o sistema da PayPal, onde a empresa pode decidir reter seus fundos ou cancelar um pagamento à vontade, com ou sem o consentimento do usuário. 

O primeiro passo para entrar no mercado das criptomoedas é ter um entendimento básico sobre o assunto. O segundo é comprar algumas delas, entender a diferença das moedas que existem por conta do Bitcoin (BTC), como o Bitcoin Cash (BCH), uma outra moeda digital criada a partir de um hard fork da rede original do Bitcoin.

Existem as carteiras móveis e carteira de mesa, além de outra variedade chamara ‘armazenamento a frio’. É importante garantir que uma carteira não seja custódia, ou seja, o usuário tem que estar no controle total dos fundos, e não o fornecedor da carteira. 

A perda do seu smartphone não significa a perda do seu bitcoin. Contanto que ele esteja armazenado em uma carteira. 

Quando uma frase é armazenada com segurança fora da vista e em local seguro, a carteira deve ser bloqueada para que seja necessário um pin, senha ou impressão digital para abri-la. O que torna a sua carteira mais segura, pois alguém pode pegar o telefone e gastar livremente suas criptomoedas se o smartphone e a carteira forem deixados sem segurança e desbloqueados.

Existem diversas formas de adquirir o bitcoin. A criptomoeda pode ser comprada com cartão de crédito, comprado em exchange, negociado em particular ou até mesmo recolhi em pequenas quantidades gratuitamente, através das “torneiras de bitcoin”. 

O endereço público de um usuário pode ser compartilhado com qualquer pessoa para receber fundos e pode ser representado como um QR Code para transações mais fáceis. O vídeo abaixo demonstra com os endereços do QR Code são usados para receber bitcoin. 

Depois que todos os preparativos certos foram realizados, vem a parte de gastar os seus bitcoins como dinheiro eletrônico para pagar tudo e qualquer coisa. Suas viagens, caridade, comida, roupas, cartões-presente ou qualquer outra coisa.

O aplicativo Bitcoin Cash Map mostra as lojas físicas que aceitam Bitcoin Cash em sua região. Em São Paulo, por exemplo, uma escola de inglês no Brooklin aceita a criptomoeda.

O processo de gastar é tão simples quanto o de receber, com o endereço de um comerciante, na forma de uma sequência ou QR Code, certifique primeiro se o valor está correto, logo em seguida, basta um toque no botão de enviar. As carteiras de criptomoedas acompanham suas transações facilitando a manutenção de registros e o monitoramento de saldos. 

Uma maneira simples de começar, seria enviando pequenas quantias para um amigo ou até mesmo para você mesmo, através de outra carteira, apena para se sentir mais confortável com o processo. 

Leia também: LatinBet24 agita o setor com sua oferta das linhas mais estreitas e maiores apostas para o Super Bowl LIV

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias