Mais uma vez, o Facebook, gigante das mídias sociais, parece estar censurando conteúdos relacionados a criptomoedas em sua plataforma.
Elijaboom, CEO da empresa de marketing de ativos digitais Ajoobs.com, relatou nesta semana em seu perfil no Twitter, que não conseguiu enviar o link de um site sobre Bitcoin a um colega da Turquia.
“O Facebook está censurando websites relacionados a Bitcoin no aplicativo do Messenger e publicações na rede social”, declarou.
Segundo ele, a tentativa resultou em uma notificação de falha do Facebook, e em seguida, uma outra mensagem informando da impossibilidade de enviar o link devido a uma violação das diretrizes da comunidade.
“Para quem acredita que censura não é um problema nos EUA”, afirmou.
Facebook is censoring #bitcoin related websites in the messenger app & on FB posts.
Wanted to send a legitimate article to a Turkish friend & it keeps failing.
Also got the second censorship message when trying to post this.
Whoever thinks censorship is not an issue in the US pic.twitter.com/vZ4kOFz8XW
— Eljaboom? (@Eljaboom) January 29, 2020
A rede social já proibiu anúncio s e conteúdos relacionados a criptomoedas em 2018, após a bolha do Bitcoin no ano anterior e o surgimento de diversas Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs) – muitas delas fraudulentas – que utilizavam a rede social para divulgar os projetos.
No ano passado, o Facebook anunciou o lançamento de sua própria moeda digital, a Libra, que deve ganhar vida agora em 2020. Contudo, o projeto tem enfrentado grande repressão dos órgãos reguladores mundialmente.