Tudo sobre o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que é uma resposta ao Bitcoin

Durante o lançamento oficial da logomarca e identidade visual do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil nesta quarta-feira (19), Roberto Campos Neto, presidente da instituição, revelou que o PIX, como é chamado, é uma resposta ao Bitcoin, e deu detalhes sobre a nova ferramenta.

Neto argumentou que é do Bitcoin e das criptomoedas que nascem as necessidades de “um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro”.

“O PIX é a nossa resposta a estes sistemas”, afirma, ressaltando que o projeto é um dos mais importantes de 2020. “Vai ser uma transformação total no sistema financeiro do país”, acrescentou.

Até 16 de novembro deste ano o PIX deve ser incorporado ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), e a expectativa é que este seja o fim das operações de transferência entre instituições bancárias por meio de TED e DOC, e até mesmo de meios físicos, como papel-moeda e cartões de crédito em plástico.

Isso porque todas as transações realizadas no novo sistema serão instantâneas, com confirmação em apenas 2 segundos. Além disso, o PIX funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano.

O modo em que as transferências ocorrerão também ficou mais moderno, necessitando apenas de um QR Code ou usando uma chave de endereçamento, como o CPF, e-mail ou número de celular.

De acordo com João Manoel Pinho de Mello, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC:

“O PIX é um ecossistema do Banco Central do Brasil que vai conectar agentes privados em uma única rede. Nós vamos prover a rede que irá conectar fintechs, com bancos e instituições financeiras. Este é o principal projeto do Banco Central do Brasil para este ano. Queremos prover uma infraestrutura neutra, eficiente e com custo baixo para gerar competição e serviços financeiros mais baratos para os usuários finais.”

Segundo Mello, o objetivo é “aumentar a competição do mercado, incluir mais pessoas na economia, facilitar as transações e diminuir os custos de todo o processo”.

Outra vantagem do PIX é o maior controle sobre o uso do dinheiro, o que pode ajudar na prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, destacou.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Suécia rotula exchanges de criptomoedas de "lavadoras de dinheiro profissionais"
icon novembro 20, 2024

Drex não será centralizado, afirma membro do Banco Central

Escrito por João Victor
Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço
icon novembro 20, 2024

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço

Escrito por Sabrina Coin