Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Febraban alerta sobre golpe da troca de cartão no carnaval

Febraban alerta sobre golpe da troca de cartão no carnaval

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um alerta sobre o golpe da troca de cartões de crédito durante o carnaval. 

As ações criminosas na época do carnaval são recorrentes, pensando nisso, o órgão cita o cuidado até com o furto do celular. Ser cauteloso com a aglomeração de pessoas e distração na hora de pagar as compras. 

De acordo com o Febraban, o golpista se passa por vendedor ambulante e presta atenção na senha em que está digitando. Feito isso, o criminoso troca o cartão e devolve outro muito parecido quando finaliza a compra. A pessoa percebe que isso ocorreu somente quando for usar o cartão novamente. 

“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer; lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.

O órgão alerta a importância de avisar a instituição financeira para que o banco faça o bloqueio do acesso por meio de aplicativo instalado no celular ou cartão de crédito trocado.

“Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco”, alerta Volpini.

Para reduzir os riscos de ser vítima desses golpistas, a Febraban destacou algumas orientações: 

  • Não emprestar ou entregar o cartão para ninguém e não perca de vista, para não ocorrer a troca com o cartão falso. 
  • Ao efetuar pagamentos com o cartão, tenha cuidado para ninguém ver sua senha. 
  • Ao finalizar a compra pegue o cartão de volta e confira se tem o seu nome. 
  • Solicite sempre a sua via comprovando a venda e o valor impresso. 
  • Se for possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
  • Cadastra-se para receber SMS ou e-mail quando uma transação for efetuada. Podendo identificar rapidamente transações fraudulentas. 
  • Não guarde a senha junto com o cartão.
  • Tome cuidado com esbarrões e encontro acidentais, que possam levar a perder o seu cartão de vista.
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. 
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão.

O diretor da Febraban, finaliza dizendo:

“É importante comunicar ao banco o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira poderá bloquear o acesso à conta por meio do aplicativo do banco instalado no celular roubado e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”.

Leia também: Policial Federal é preso após receber Bitcoin para alterar informações no sistema da instituição

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias