Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Moeda digital não traz nenhuma novidade para os bancos, diz economista do Banco da Finlândia

Moeda digital não traz nenhuma novidade para os bancos, diz economista do Banco da Finlândia

moedadigital-criptomoeda-criptoativo-libra-cbdb-bancofinlandia-economia-economista-dinheiro

Segundo o economista sênior Aleksi Grym, que aconselha o Banco da Finlândia, as moedas digitais do banco central não tem porque se misturar com registros descentralizados e não oferecem aos bancos nada que eles ainda não tenham à disposição, conforme reportou o Decrypt

Os pagamentos digitais já existem, plataformas como PayPal, AliPay, Revolut, Transferwise e M-pesa, já funcionam bem e não exigem bancos centrais. Inclusive, a China está se tornando uma sociedade sem dinheiro físico. 

Para Grym, chefe do processo do Banco Central Digital no Departamento de Estabilidade Financeira e Estatística do Banco da Finlândia, a blockchain não é a resposta.

Segundo Grym, em um post no LinkedIn, uma rede blockchain seria lenta, pouco escalável e apresentaria problemas, seria complicado de governar. 

“Como você tem um emissor centralizado, não faz sentido descentralizar os registros. É muito mais fácil e eficiente para um banco manter seu registro atrás de um firewall e não deixar ninguém perto dele” declarou Aleksi.

De acordo com uma pesquisa realizada com bancos centrais que representam 90% da economia mundial, divulgada pelo Banco de Compensações Internacionais, cerca de 80% dos bancos estão pesquisando sobre moedas digitais. Mas as moedas não precisam usar a tecnologia blockchain.

O cofundador da Soramitsu e o fornecedor que criou a plataforma blockchain para o CBDC do Camboja, Makato Takemiya, disse que a posição do Grym “é muito negativa em relação a blockchain”. 

O sistema do Camboja não é totalmente descentralizado. Segundo Takemiya, o governo controla todos os nós, mas cada usuário possui sua própria chave pública e privada em seu dispositivo, portanto o banco central não pode roubar o dinheiro de ninguém. 

O economista não acha que o Banco Central Europeu emita um CBDC tão cedo, nenhum plano avançou além da pesquisa. 

Leia também: Febraban alerta sobre golpe da troca de cartão no carnaval

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias