Policial Federal é preso após receber Bitcoin para alterar informações no sistema da instituição

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ousadia na terça-feira (18), no Espírito Santo, que investiga dois policiais federais (sendo apenas um deles ativo) suspeitos de receberem Bitcoin para alterar o sistema de informação do órgão. As informações são do portal Folha Vitória.

Na operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana de Parnaíba/SP, São Paulo/SP, Brasília/DF e Florianópolis/SC, além das prisões dos suspeitos.

De acordo com a PF, o grupo alterava informações de dentro do sistema mediante o pagamento de valores em criptomoeda.

As investigações começaram quando outro investigado, que estava proibido de deixar o Brasil, com seu nome no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da PF, saiu do país através de um aeroporto internacional.

Ao apurar o caso, as autoridades descobriram que, por meio de um advogado, um ex-policial cobrou R$ 150 mil para tirar desse sistema o nome do investigado.

O valor deveria ser pago em criptomoeda, e o esquema teria a ajuda de um polícia que na época ainda estava em atividade (hoje aposentado).

A Justiça então determinou o bloqueio de R$ 1.485.576,43 dos envolvidos e foram apreendidos 5,15 BTC.

Os envolvidos na operação fraudulenta estão sendo investigados pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos no sistema.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Solana
icon maio 23, 2025

Solana lança novo smartphone Web3 para revolucionar cripto no seu bolso

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 19, 2025

BRICS: moedas locais disparam na Europa e ameaçam hegemonia do dólar

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 24, 2025

Conheça MoonPig: a nova sensação das memecoins da Solana

Escrito por Thiago Barboza