Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Receita Federal alerta sobre novo golpe por sonegar imposto de criptomoedas

Receita Federal alerta sobre novo golpe por sonegar imposto de criptomoedas

A Receita Federal do Brasil, alertou que golpistas vem utilizando e-mail falso cobrando multa por sonegar imposto de renda de criptomoedas, conforme reportou o Portal do Bitcoin.

Segundo o investidor Bruno Silva, a mensagem foi enviada para o seu e-mail, cobrando uma multa no valor de RS$23.000,00. 

O golpe utiliza a técnica phishing, onde ao clicar no link o usuário baixa um programa em seu computador. Com isso, o hacker tem total acesso às senhas e dados armazenados na máquina. 

A especialista em Imposto de Renda, Ana Paulo Rabello, afirmou que a única maneira de comunicação eletrônica com o contribuinte é através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). 

O canal permite identificar algumas pendências ou problema, caso não haja acerto, a Receita Federal enviará uma carta para o endereço que está associado o CPF do contribuinte, declarou a especialista. 

A Receita Federal emitiu um alerta sobre os e-mails falsos e passou algumas instruções para quem recebesse a mensagem. 

1 – Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais. 

2 – Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”. 

3 – Excluir imediatamente a mensagem.

Os investidores devem declarar rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 ou valores não tributáveis, ou tributado na fonte acima de R$40 mil em 2019, entre outros casos. A Receita Federal afirmou que o prazo para entregar a declaração será entre 2 de março até 30 de abril. 

Desde 2019, a Receita Federal divulgou as duas novidades referente a declaração de criptomoedas. A primeira referente a Instrução Normativa 1888, na qual, desde agosto todas as plataformas nacionais reportam os dados de seus usuários, bem como as transações.

A segunda é que agora há um campo específico para a declaração de bitcoin e criptomoedas, na aba “bens e direitos”, no código 99 – outros bens e direitos. 

Em 2018, aconteceu o mesmo golpe por e-mail cobrando multa por sonegar imposto de renda. 

Leia também: Líder mundial no setor de RH adota plataforma blockchain para contratos inteligentes

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias