Câmara dos Deputados voltará a discutir o uso do Bitcoin como meio de pagamento no Brasil

As discussões em torno do projeto de lei que corre na Câmara dos Deputados, visando regulamentar o Bitcoin e criptomoedas, devem voltar em breve, segundo a Rádio Câmara na última quinta-feira (27).

O PL 2.303/15, de autoria do Deputado Aureo Ribeiro, tem como objetivo incluir os criptoativos e programas de milhagem aéreas na definição de “arranjos de pagamento” sob a supervisão do Banco Central.

Contudo, a Comissão Especial criada para discutir a proposta deve focar primeiro nas criptomoedas, deixando a tributação de programas de milhagem aéreas para serem tratadas a parte.

O projeto propõe que as moedas digitais sejam regulamentadas pelo Banco Central do Brasil visando maior segurança para os usuários na hora de para comprar e vender.

Assim, o BC ficaria de olho nas transações, principalmente as que passam por exchanges e fintechs do setor.

No entanto, a ideia não é aceita de maneira unânime pelos investidores e entusiastas do cripto mercado brasileiro, já que a medida pode ser vista como oposta ao conceito pelo qual o Bitcoin foi criado, focando a liberdade do controle governamental.

Em entrevista à Rádio Câmara, o professor de computação da Universidade de Brasília (UNB), João Gondim, seguiu a linha da proposta de Satoshi Nakamoto, e afirmou:

“A ideia básica era ter uma moeda que não estivesse sujeita a um controle central. A vantagem que as pessoas queriam ter quando criaram a moeda é ter um mecanismo que não tivesse a necessidade de um órgão central para decidir e regular aquele processo todo.”

Atualmente, as criptomoedas já devem ser declaradas no Imposto de Renda (IRPF 2020), desde o ano passado.

Contudo,  Áureo Ribeiro defendeu que a regulamentação é o caminho mais seguro para os investidores:

“Primeiro porque o Brasil começou a aumentar muito o uso de criptoativos. Segundo porque ela mexe com a economia mundial, hoje o Brasil tem 4 milhões de pessoas transacionando, investindo, comprando, vendendo algum tipo de moeda digital. Mexe economicamente, a gente tem alguns problemas ainda por falta de legislação, algumas pessoas que utilizam da falta de legislação para cometer crimes no Brasil. A gente precisa ter uma regulamentação que garanta quem está investindo”, disse o deputado à Rádio.

Ele também está por trás da CPI das Criptomoedas, que visa  investigar possíveis golpes aplicados por empresas que dizem operar com criptoativos.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin
icon dezembro 20, 2024

Mineradores de Bitcoin devem lucrar em dezembro, diz Jefferies

Escrito por Ebo Victor
Ragnarok Landverse: Genesis será lançado na Rede Ronin no início de 2025
icon dezembro 20, 2024

Ragnarok Landverse: genesis será lançado na Ronin em 2025

Escrito por Ebo Victor
Altcoins em alta: as ganhadoras de dezembro de 2024
icon dezembro 22, 2024

Altcoins em alta: as ganhadoras de dezembro de 2024

Escrito por Thiago Barboza