Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

EUA está projetando o dólar digital usando o Ethereum

EUA está projetando o dólar digital usando o Ethereum

Os trilhões de dólares prometidos aos americanos que estão em crise por conta do coronavírus, estão sendo desenvolvidos na versão corporativa do Ethereum, o projeto Hyperledger Besu, conforme reportou o Cryptonomist

Embora o projeto de lei dos americanos tenha sido votado sem as especificações relativas ao dólar digital, certamente está sendo considerado o entendimento de como esse novo sistema monetário poderia impactar a vida dos americanos. 

A Enterprise Ethereum Alliance estabeleceu o Token Taxonomy Framework, um padrão para empresas que usam o Ethereum, o que tornou possível o projeto Herledger Besu, uma colaboração global, hospedada pela Linux Foundation. Um trabalho apresentado por ConsenSys e Herperledger, aprovado em agosto passado. O eThaler Labs operaria nesse ambiente. 

O eThaler foi projetado para ser fungível, independentemente de qual banco central possa acabar cunhando sua própria moeda usando a tecnologia, cada token terá o mesmo valor que o ativo subjacente. 

Como as moedas fiduciárias tradicionais, qualquer injeção inicial de tokens baseados no eThaler teria que ser aumentada por meio de novas práticas do banco central ou destruída através de um processo de queima. 

Como bitcoin ou Ether, o eThaler poderá ser dividido em decimais, um componente crucial para os chamados micropagamentos, pequenas transações on-line atualmente impossíveis com moedas legais. 

Por fim, e talvez o mais controverso, o ativo deve ser “suspenso” caso um bug seja descoberto no software ou caso uma atualização comece a ser implementada.

Os EUA levam a sério o estabelecimento de novas infra-estruturas para a criação de um dólar digital do Banco Central. 

Segundo o comentário de Vipin Bharathan, presidente do grupo de trabalho Hyperledger, “o conceito do CBDC parece ter recebido uma impressão do comitê de finanças domésticas”.

Uma menção importante da criação do dólar digital em um projeto de lei da Câmara em conexão com o Sistema de Reserva Federal dos EUA (Federal Reserve), significa que a maior economia do mundo entrou oficialmente na corrida entre uma série de projetos avançados que envolvem bancos centrais em todo o mundo.

“Esse é um passo significativo, e eu argumento que essas situações de crise sempre produzem novas ideias e aceitação de novas ideias, que permanecerão muito tempo depois que o coronavírus tiver queimado no mundo”, afirma Bharathan. 

Até alguns dias atrás isso parecia impossível para os EUA. O nascimento do Bitcoin e suas derivações de maior sucesso, como o Ethereum, estão produzindo resultados inesperados. 

Leia também: “Primeiro, preservar vidas. Depois, a economia”, diz Henrique Meirelles ao criticar Bolsonaro

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias