Embratel vai usar blockchain para garantir a segurança na migração de dados do Ministério da Saúde

A Embratel vai usar a tecnologia blockchain para garantir segurança na migração de dados do Ministério da Saúde para a Nuvem.

A companhia de telecomunicações anunciou um contrato com o Ministério da Saúde para a realização do serviço, e informou que os dados do DATASUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil já estão sendo transferidos, reportou o InforChannel.

Com a migração, as informações irão para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), projeto do Conecte SUS de estratégia do Governo Federal que visa a digitalização de dados da saúde no país.

Segundo Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais na Embratel:

“A arquitetura em Nuvem da Embratel proporciona a migração de grandes volumes de dados com toda a segurança necessária, especialmente em relação a informações sensíveis e sigilosas.”

Como vai funcionar

Por meio da tecnologia blockchain, será realizado todo o tráfego de dados, e assim que os dados estiverem na Nuvem, o próprio paciente terá acesso a seu histórico médico por meio de aplicativo.

Profissionais de saúde em estabelecimentos públicos pré-cadastrados e gestores municipais e estaduais também poderão ver as informações, o que deve melhorar o acompanhamento do paciente e a tomada de decisão caso a caso.

O acesso seguirá todas as determinações de privacidade já previstas em legislações existentes e atenderá a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aponta o site.

Os dados serão sempre atualizados, e informações como atendimentos ambulatoriais e de atenção primária, internações, medicamentos utilizados, exames realizados e vacinas somente serão compartilhadas com a autorização do paciente.

“Estamos pavimentando uma estrada para o fortalecimento da estratégia de Saúde Digital para o Brasil”, afirma Jacson Venâncio Barros, Diretor do DATASUS.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin
Coinbase
icon novembro 20, 2024

WBTC será removido da Coinbase em meio a crescimento do cbBTC

Escrito por João Victor
Dólar - EUA st
icon novembro 22, 2024

Bitcoin é agora o décimo segundo maior dinheiro do mundo

Escrito por João Victor