Com o crescimento da visibilidade das criptomoedas no Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu organizar uma live com a Polícia Federal para falar sobre o assunto.
Em meio à quarentena, a melhor maneira de fazer um debate é por meio de uma videoconferência, que deve acontecer na próxima semana, com inscrições abertas ao público.
A live abordará os temas “Criptomoedas e Cybercrimes”, e deve acontecer na próxima sexta-feira (15). Nela serão apresentados os avanços no setor público.
A iniciativa é parte um projeto chamado “Conversando com Especialistas”, organizado pela Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab).
O projeto que permite interação do público com os palestrantes começou no último dia 5 de maio, sendo apresentado pelo governo federal como:
“Uma série de videoconferências com renomados técnicos, no formato conhecido como lives, abordando temas correlatos a tipologias criminais, soluções tecnológicas, bases de dados e ambiente de integração e cooperação.”
A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever previamente no link, e os convites com endereço para a participação nas lives serão encaminhados ao endereço de e-mail informado no momento da inscrição.
Nos últimos tempos, a PF vem realizando operações contra empresas envolvidas em supostas fraudes financeiras que utilizavam bitcoin e outras criptomoedas para atrair vítimas no país, como a Indeal e Unick Forex, cujas atividades foram interrompidas pelas autoridades ainda no ano passado.
Além da sessão sobre criptomoedas no dia 15 de maio, há outras três sessões abertas ao público:
- 13/05/2020 – Soluções Tecnológicas Comerciais aplicadas à Investigação Financeira (Qlik, IBM e SAS)
- 18/05/2020- Lavagem de Dinheiro sob a perspectiva do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Judiciária (Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil)
- 27/05/2020 –Ambiente em Nuvem e Governança de Dados (Ministério da Justiça e Segurança Pública)