A Visa International Service Association, gigante de cartão de crédito, solicitou uma patente intitulada como “moeda fiduciária digital”, publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) na quinta-feira (14).
O registro é para um sistema de criptomoeda vinculado a moeda fiduciária, como o dólar, euro, real e várias outras moedas físicas, utilizando a tecnologia blockchain, conforme reportou a Forbes.
A patente foi registrada pela Visa em novembro, contudo, se tornou pública apenas nesta semana.
O documento divulgado explica que o ecossistema de pagamentos pode se tornar 100% digital, e que o “dinheiro pode ser removido do mercado de maneira livre e sem atrito”.
A criptomoeda da Visa será centralizada, já que a entidade central vai supervisionar a oferta monetária da moeda.
Segundo o porta-voz da Visa, “todos os anos buscamos patentes para centenas de novas ideias. Embora nem todas as patentes resultem em novos produtos ou recursos, a Visa respeita a propriedade intelectual e estamos trabalhando ativamente para proteger nosso ecossistema, nossa inovações e a marca Visa”.
O consultor sênior da Willkie Farr e Gallagher, e ex-presidente da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA, J. Christopher Giancarlo, comentou sobre a patente da Visa registrada no USPTO.
“Isso confirma quando os EUA fazem grandes coisas como o programa espacial e a Internet. são parcerias entre os setores público e privado. Esse registro de patente é uma evidência de que o setor privado está trabalhando muito no futuro do dinheiro”, declara Christopher.
Em outubro de 2019, a Visa havia abandonado o projeto Libra do Facebook, junto com a Mastercard, PayPal e eBay.
A companhia comunicou sua saída do projeto torcendo pelo futuro da Libra Association, mas disse que prefere esperar que o projeto esteja melhor estruturado antes de assumirem um papel mais sério dentro da iniciativa.