Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Ucraniano cria um "criptobartender" que serve drinks por criptomoedas durante o distanciamento social

Ucraniano cria um "criptobartender" que serve drinks por criptomoedas durante o distanciamento social

Na Ucrânia, para lidar com o distanciamento social, um desenvolvedor criou um dispositivo que serve drinks em troca de pagamentos em criptomoedas sem necessidade de contato.

O ‘Cryptobartender’, como é chamada a invenção, foi projetado por Vyacheslav Korotach e permite que usuários comprem água, vinho, uísque ou qualquer outro tipo de líquido, pagando com EOS ou tokens baseados em EOS.

O dispositivo foi criado para participar do hackaton EOSIO Virtual: Coding for Change, e funciona por meio de pagamento em QR Code e de uma das carteiras EOS disponíveis.

Devido à pandemia do coronavírus, a ideia surgiu pensando em uma solução para remover o contato interpessoal na compra de uma dose de qualquer bebida, de acordo com publicação no blog de Flodner, um entusiasta da indústria de blockchain.

criptobartender-criptomoedas-eos-covid
Imagem: Dispositivo criado pelo ucraniano/Reprodução

Com o impacto econômico causado pela doença, proprietários e funcionários de cafés, restaurantes, lojas, hotéis e indústrias relacionadas “sofrem perdas, perdem seus empregos”, aponta o texto.

“Levando em conta todas as mudanças sociais, com a ajuda do blockchain EOS e do software eosio, gostaríamos de apresentar uma solução – Cryptobartender.”

A primeira versão do dispositivo foi instalada no centro de Kiev, na Ucrânia, para servir vinho caseiro mediante pagamento em seu próprio token baseado em EOS, o KNYGA.

Um dos objetivos do token que tinha uma taxa de câmbio estável para a moeda nacional, era estimular a popularização de criptomoedas em geral, e principalmente da EOS.

Por isso, o ativo foi “distribuído como recompensa de lealdade” e se tornou muito popular entre os visitantes, diz a publicação.

A ferramenta pode ser usada por qualquer empresa com as configurações que esta preferir, como possibilidade de pagamento com um ou mais tokens, preços, porcentagem de distribuição entre produtor, proprietário e distribuidor, e outros.

O número de participantes e quanto cada um recebe pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada negócio, diz a publicação.

O código do dispositivo foi escrito levando em consideração todas as atualizações do EOSIO e foi implantado no Jungle testnet.

O resultado com os vencedores do hackaton que reuniu 919 participantes será divulgado na próxima semana, enquanto a versão 0.0.2 do Cryptobartender ficará disponível durante todo o mês de junho.

Leia também: Vacina contra COVID-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias