O Brasil foi o país escolhido pelo WhatsApp para estrear o novo recurso de pagamento e transferência de dinheiro dentro do aplicativo, segundo anúncio nesta segunda-feira (15).
Com a novidade que começa a ser liberada gradualmente hoje por meio de atualização, os usuários de Android e iOS poderão realizar as operações gratuitamente.
Inicialmente, será possível usar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard, por meio de uma parceria do Facebook com a processadora de pagamentos Cielo.
A Nubank não perdeu tempo e fechou parceria para ser a primeira instituição 100% digital do país a liberar a função de pagamentos no aplicativo de Mark Zuckerbeg. Os clientes só precisam ter a função de débito ativada.
Além da fintech considerada pela Forbes como a melhor instituição bancária do país, clientes do Banco do Brasil e da Sicredi também poderão usar a ferramenta. Segundo a empresa, o modelo é aberto e novos parceiros podem surgir no futuro.
Hoje também estréia o Facebook Pay, carteira virtual do Facebook e do Messenger que ativa os pagamentos no WhatsApp e os protege por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos que possuem o recurso.
Como funciona
Há um limite de R$5 mil por mês em transações e cada usuário pode enviar, no máximo, R$1 mil por transação — são possíveis, no máximo, 20 transações em um só dia.
A função será gratuita para pessoas físicas.
No caso das contas comerciais usando WhatsApp Business, será necessário ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados de crédito e débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico 24 horas por dia. Neste caso, cada transação terá uma taxa fixa de 3,99%.
Estão autorizadas somente transações dentro do Brasil e em Reais e, como foi dito acima, por enquanto, apenas clientes do Banco do Brasil, Nubank e da Sicredi conseguem enviar ou receber pagamentos.
Novidade deve fortalecer pequenas empresas
“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”, disse Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp.
Segundo Idema, as pequenas empresas são “fundamentais” para o país e a capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptar à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira.
A nova função estará disponível para todos os usuários do WhatsApp nas próximas semanas.
O diretor de operações disse ainda que, em breve, aplicativos como Instagram e Facebook também poderão ser usados para realizar pagamentos.