Duas empresas brasileiras que fazem parte da rede blockchain de pagamentos RippleNet, fecharam parceria para integrar cerca de 150.000 pequenas e médias empresas (PMEs) ao setor de comércio global.
A B2Brazil, a maior plataforma online de B2B das Américas, e o Banco Bex, banco digital brasileiro especializado em pagamentos digitais e serviços de negociação, anunciaram parceria em conjunto, conforme reportagem do Cointelegraph.
A parceria visa atender a demanda por comércio exterior das 150 empresas de importação e exportação. Ambas empresas são membros da rede Ripple.
Além disso, a nova coparticipação vai oferecer serviços especializados de câmbio, por meio de estruturas digitalizadas.
Segundo o executivo da B2Brazil, Alexandre Ferreira Martins, a empresa tem uma missão estratégica para promover o comércio global de PMEs.
As duas empresas estão cooperando para oferecer os serviços comerciais do Banco Bex através da fundação B2Brazil.
A previsão é que até 150 mil empresas possam utilizar a plataforma a partir de julho, com negociação de R$100 milhões dentro de um ano.
A nova plataforma deve ajudar as empresas a conectar compradores e vendedores de fora do Brasil.
De acordo com o presidente do Banco Bex, Luiz Henrique Didier Jr., a parceria é “impecável, servindo para digitalizar progressivamente os serviços de comércio exterior e oferecer os melhores produtos e serviços do planeta para os brasileiros, enquanto também oferece o melhor do Brasil para o mundo”.
Parceria da Ripple com o Santander
Recentemente, o Santander, gigante do setor bancário, fechou parceria com a Ripple, empresa de pagamentos em blockchain e criptomoedas, para pagamentos internacionais.
O Santander construiu o “One Pay FX”, como um canal de pagamento baseado em blockchain sem fronteiras em aplicativo.
O banco desenvolveu o aplicativo junto com a Ripple, de acordo com CTO da One Pay FX, Ed Metzger, “a Ripple nos ajuda a resolver diretamente as questões levantadas por nossos clientes”.
Os clientes do banco disseram como feedback que o processo de pagamentos internacionais poderia ser melhor.
Sendo assim, o Santander e a Ripple desenvolveram o aplicativo em blockchain para tornar as transações mais rápidas, baratas e transparentes.