2° maior mineradora do mundo, Vale faz primeira venda de minério de ferro via blockchain

A mineradora multinacional brasileira Vale (VALE3), segunda maior do mundo, concluiu sua primeira venda de minério de ferro através da tecnologia blockchain.

Em comunicado na última quinta-feira (03), a companhia disse que a operação é “um marco importante rumo à digitalização do processo de vendas”.

A transação envolveu um carregamento de 176 mil toneladas do produto Brazilian Blend Fines (BRBF) – mistura de minério entre diferentes tipos, que aumenta a qualidade média do produto.

O carregamento saiu do terminal marítimo da Vale na Malásia e foi entregue na China, para Nanjing Iron & Steel Group International Trade, subsidiária da Nanjing Iron and Steel.

Segundo a mineradora, essas transações “normalmente demandam um grande uso de papel” e o uso da blockchain oferece “um nível de serviço mais elevado para os clientes, além de previsibilidade na cadeia de valor do aço”, ressalta.

“A transação integrada permite segurança e transparência de ponta a ponta, com visibilidade em tempo real da documentação para todos os participantes. Também há uma redução significativa da quantidade de emails e papéis utilizados. Além de uma melhor experiência de usuário com o acesso a uma solução única.”

De acordo com o comunicado, a carta de crédito foi emitida pela plataforma blockchain da gestora americana Contour.

A mineradora afirma que a transação faz parte de sua estratégia de se tornar uma empresa mais inovadora e focada no cliente.

Fundada em 1942, a Vale S.A. é a segunda maior mineradora do mundo, e responsável pela barragem que rompeu em Brumadinho (MG) em janeiro de 2019, resultando na morte de 272 pessoas, segundo a Folha.

Recentemente, ela foi ultrapassada pelo Mercado Livre que se tornou a companhia mais valiosa da América Latina,

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza