Ao longo dos anos, pirâmides financeiras e outros golpes dos mais variados tipos aproveitaram a ascensão das criptomoedas para fazer vítimas em todo o mundo.
Diante do fenômeno, a indústria cinematográfica decidiu produzir um filme sobre um dos golpes mais famosos da história envolvendo criptoativos, e a estrela de Titanic (1997) acaba de entrar a bordo.
Estamos falando de Kate Winslet. A atriz vencedora do Oscar fará parte de “Fake!”, uma obra cinematográfica sobre o esquema ponzi OneCoin.
Segundo o portal Deadline, a atriz vai estrelar o filme baseado no livro não publicado de Jen McAdam e Douglas Thompson.
A obra conta a história real do envolvimento da escocesa McAdam, vítima do esquema fraudulento de escala global que divulgava a moeda OneCoin como o “próximo Bitcoin”, embora não fosse apoiada por uma rede blockchain.
O filme será escrito e dirigido por Scott Z. Burns, que também escreveu o drama político ‘The Report’, e ‘Contagion’, um filme sobre uma pandemia estrelado por Winslet.
Além de atuar em Fake!, a atriz que se tornou mundialmente conhecida pelo filme Titanic também fará parte da produção da película, ao lado de Burns e Jennifer Todd.
OneCoin
Mesmo com diversos avisos da indústria de criptomoedas e agências governamentais, a pirâmide OneCoin se popularizou em todo o mundo, adotando uma mentalidade de “nós contra eles”.
Prometendo uma revolução financeira, a líder Ruja Ignatova desapareceu em 2017, três anos após fundar o esquema que teria arrecadado cerca de US$ 4 bilhões ao redor do mundo (inclusive no Brasil).
Ignatova segue desaparecida enquanto o cofundador da OneCoin, Sebastian Greenwood, foi preso em 2018.
Konstantin Ignatov, irmão da líder do esquema, se declarou culpado de acusações de lavagem de dinheiro e fraude depois de ser preso em março de 2019.
Depois de aplicar e perder quase US$ 300.000 seus e de amigos e familiares, McAdam fundou um grupo de apoio para as pessoas afetadas pelo golpe.
Vale ressaltar que Fake! não é a primeira obra de arte inspirada no golpe OneCoin. Um programa de TV baseado no podcast da British Broadcasting Corporation (BBC) sobre Ignatova também está em desenvolvimento.