Fintech – uma nova era

Fintech

A inovação nas instituições financeiras decorrente da implementação de algumas tendências tecnológicas recentes é conhecida como Fintech. Ela gira em torno de como os serviços financeiros podem melhorar a segurança, a escalabilidade e a acessibilidade, implementando a tecnologia como meio de automação e também no desenvolvimento de produtos. Em outras palavras, Fintech se refere à inovação tecnológica relacionada a conceitos financeiros como investimento em ações, cibersegurança, tecnologia de blockchain, banco de varejo, serviços de pagamento e criptomoedas, etc.

Ao falar sobre Fintech, não podemos ignorar a facilidade de transferência de dinheiro online. Enviar ou receber dinheiro nunca foi tão fácil. Não importa onde você esteja ou para onde tenha que transferir seu dinheiro, agora você pode acessar facilmente o banco a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e fazer pagamentos com apenas alguns cliques. Graças a serviços como Paypal, Venmo e Azimo, etc. A quota de mercado Fintech para cerca de 48 empresas Fintech valia cerca de 187 mil milhões de dólares em 2019.

Olhando para trás, nunca poderíamos sequer imaginar ter uma carteira que não teria qualquer existência física com moedas que não teriam nenhum valor físico, mas agora temos. Tudo graças ao blockchain e às criptomoedas. Fintech não é mais apenas sobre envolver algo online, é mais sobre algo blockchain. Cerca de 60% das cooperativas de crédito e 49% dos bancos nos Estados Unidos acreditam que a implementação e a parceria de fintech são valiosas.

Após quase cinquenta anos de inovações, os líderes e influenciadores financeiros moldaram uma infraestrutura financeira internacional que a maioria de nós usa todos os dias. À medida que a Fintech entra em uma nova era de desenvolvimento, os reguladores estão sempre atentos para defender os consumidores e ficar atentos a práticas questionáveis.

Aproximadamente 24% das pessoas em todo o mundo sabem do que se trata a tecnologia blockchain, o que torna o blockchain um dos segmentos da indústria Fintech de crescimento mais rápido. Estudos sugerem que, a partir de 2024, os projetos da Fintech na área de blockchain somarão US $ 20 bilhões. Atualmente, 12.000 empresas centradas na Fintech estão funcionando globalmente, onde a Ant Financial continua sendo a maior empresa da Fintech, com mais de 10.000 empregos e um patrimônio líquido de US $ 60 bilhões.

A Fintech é uma zona que está ressurgindo no setor de serviços financeiros e está apresentando desempenho superior há vários anos. Foi desenvolvido por indivíduos que estão criando ou desenvolvendo inovações para alterar a maneira como os setores de negócios relacionados ao dinheiro geralmente funcionam. A Fintech, em grande medida, interrompeu enormes bancos e instituições financeiras tradicionais no que se refere às práticas padrão. Um caso direto dessa interrupção pode ser encontrado em vários aplicativos portáteis que oferecem bolsa de valores sem cobrar dos clientes quaisquer despesas por troca. Vamos dar uma olhada mais aprofundada nos projetos de Fintech e o que eles pretendem apresentar aos usuários.

Top startups Fintechs

Ao longo de 2019 até 2020, as startups Fintech continuaram aumentando. Vários serviços inovadores estão impulsionando seu crescimento, atraindo investidores, oferecendo novos serviços e produtos financeiros. Vamos dar uma olhada em algumas das principais startups Fintech.

Plataforma Nimbus: é uma plataforma Fintech de crowdfunding com seu aplicativo autônomo que permite aos usuários realizar negociações táticas para obter incentivos financeiros. Ela fornece escalabilidade, armazenamento de dados descentralizado, painel amigável, ecossistema P2P, incentivos financeiros e privacidade de usuário de ponta.

Monzo: Esta plataforma é um banco móvel digital apenas e está fornecendo seus serviços no Reino Unido, o que permite enviar, salvar e gerenciar todo o seu dinheiro em um só lugar. A conta pode ser aberta facilmente através de um telefone celular.

Atom: É mais uma plataforma bancária que oferece aos usuários a facilidade de transportar consigo suas hipotecas e poupanças. A conta pode ser acessada apenas pelo rosto e voz do usuário.

A plataforma Nimbus visa ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos financeiros, capacitando-as com o acesso e as ferramentas por meio das quais todos podem participar nos mercados financeiros globais. Ele fornece um ecossistema seguro, estável e amigável para que os usuários possam gerar incentivos financeiros para si próprios. Seu objetivo principal é gerar um futuro financeiro mais inclusivo, onde os usuários possam acessar e utilizar facilmente os produtos Fintech.

Em uma entrevista, o gerente de marketing e comunidade da Nimbus explicou a transição de diferentes fluxos junto com atualizações e oportunidades futuras. Fernando Martinho, CEO da plataforma Nimbus, afirma: “Encontrar os instrumentos mais inovadores e promissores sempre foi minha paixão e desejo de sucesso. Estou feliz que agora posso fazer isso por uma plataforma tão avançada e uma comunidade tão unida que a Nimbus tem e podemos capacitar todos para participarem nos mercados financeiros globais ”.

Embora os projetos Fintech pareçam um caminho a seguir, vamos dar uma olhada em seus prós e contras.

Fintech- Prós e Contras

Prós:

  • Fintechs criam mais oportunidades para as pessoas acessarem os mercados financeiros.
  • Os avanços das Fintechs não visam apenas pessoas com experiência em tecnologia, mas são para que todas as pessoas comuns entendam e usem.
  • Mercados financeiros mais acessíveis para todos os níveis de pessoas com renda.
  • Acesso expandido ao mercado financeiro por meio de investimentos, empréstimos garantidos e hipotecas.
  • O uso da tecnologia torna a distribuição de dados mais uniforme e fácil.
  • Oferece a maioria dos serviços financeiros básicos, incluindo serviços bancários, investimentos, empréstimos e poupança.
  • As empresas Fintech usam um conjunto de dados diferente e consideram vários outros fatores que não são considerados pelos bancos convencionais, criando assim uma economia melhor e empregos versáteis.

Contras:

  • Fintech continua sendo um conceito ainda muito jovem e, portanto, tem uma equipe administrativa menor, que muitas vezes não tem capacidade.
  • A falta de recursos financeiros impede seu crescimento.
  • As empresas de fintech têm crédito limitado e experiência em startups devido à falta de um modelo de negócios bem planejado.
  • Eles enfrentam a incapacidade de atrair análises devido à falta de conhecimento de conformidade.

Embora Fintechs pareçam estar enfrentando certos problemas de estágio inicial, elas estão sendo adaptadas muito rapidamente e superar]ao esses desafios rapidamente.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Binance
icon novembro 21, 2024

Países vão imprimir dinheiro para comprar bitcoin, afirma fundador da Binance

Escrito por João Victor
Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders
icon novembro 21, 2024

Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders

Escrito por Sabrina Coin