FBI aciona Ministério Público para apreensão de criptomoedas no Brasil

FBI aciona Ministério Público para apreensão de criptomoedas no Brasil

O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), acionou o Ministério Público Federal (MPF) com o intuito de realizar buscas e apreensões de criptomoedas em exchanges no Brasil.

Conforme reportou o Cointelegraph, o FBI acionou o MPF com o intuito de realizar buscas e apreensões de Bitcoin (BTC) e criptomoedas em exchanges no país, devido a uma investigação interna em curso.

De acordo com os documentos compartilhados, hackers teriam iniciado em 2019 uma campanha de phishing por meio de um site falso que imitava o portal de uma exchange dos EUA.

Os usuários dessa exchange americana acessaram o portal falso e colocavam suas credenciais, em seguida se deparavam com uma mensagem de erro.

Contudo, tendo o acesso as credenciais dos usuários, os hackers acessavam suas contas e transferiram suas criptomoedas.

“Notícia de fato autuada a partir de ofício encaminhado pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos (FBI) comunicando a existência de investigação relacionada a fraudes por meio de anúncios falsos de câmbio de bitcoin, utilizando o nome de empresa estadunidense que atua como corretora de criptomoedas.”, destaca o documento do MPF.

Segundo o FBI, os criminosos teriam encaminhado as criptomoedas roubadas, totalizando cerca de US$2,5 milhões para exchanges de bitcoin no Brasil.

“Os fraudadores teriam furtado as credenciais dos usuários da empresa e, segundo consta, o prejuízo total dos clientes foi no valor de US$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil dólares)”, declara o documento.

A declaração continua “segundo consta, algumas empresas de câmbio de bitcoin no Brasil foram identificadas como receptoras de transações ilegítimas”.

O MPF pediu que a investigação deve seguir e as empresas brasileiras que foram identificadas como destinatárias das criptomoedas roubadas devem ser analisadas.

“Apenas com o aprofundamento das investigações é que se poderá ter a exata dimensão dos fatos, das reais operações e os supostos delitos cometidos pelos representantes das referidas empresas”, segundo o artigo.

O documento continua dizendo que “após a realização de diligências preliminares, amealhar indícios mínimos de crimes que, em tese, possam atingir bens, serviços ou interesse da União (CF, art. 109)”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon maio 22, 2025

Memecoin TRUMP dispara com aprovação do projeto de lei sobre stablecoins

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 20, 2025

Hackathon propõe uso de stablecoins para solução do mundo real

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 21, 2025

NEIRO dispara e memecoins de cachorro voltam ao hype

Escrito por Thiago Barboza