Mercado Bitcoin criará o primeiro ‘bitcoin verde’ do mundo em parceria com a Moss

A corretora brasileira de criptomoedas Mercado Bitcoin firmou uma parceria para a criação do primeiro ‘bitcoin verde’ do mundo.

Em colaboração com a plataforma de negociação de créditos de carbono, Moss, a corretora será a primeira a compensar suas emissões de gases de efeito estufa.

A iniciativa compensará as emissões de carbono da Mercado Bitcoin desde a sua fundação, em 2013, segundo a Exame.

Luis Adaime, fundador da Moss, argumenta que “o processo de mineração e armazenamento [de criptomoedas] gasta muita energia”. Os criptoativos, e o Bitcoin, em particular, “são uma fonte revelante de emissão de C02”, ressalta.

Segundo ele, a parceria foi feita justamente para compensar esses efeitos, e com o acordo, haverá também a comercialização dos tokens da Moss (MCO2) na plataforma.

De acordo com a publicação, o ‘bitcoin verde’ visa agregar à moeda digital um MC02, que equivale à compensação de uma unidade do ativo. Com isso, o valor do bitcoin verde será igual ao valor corrente do ativo original.

“O custo para compensar as emissões do bitcoin é quase irrisório”, afirma Adaime.

Com o preço do Bitcoin pairando entre os US$ 34 mil, serão adicionados ao valor mais 18 dólares do MCO2, token lançado pela Moss em 2020 e o primeiro do mundo lastreado em crédito de carbono.

Fabricio Tota, diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, diz que “essa é uma iniciativa que muda a vida das pessoas.

“[A iniciativa] permite compensar a emissão de carbono remunerando projetos de preservação do meio ambiente com toda a transparência e a segurança que a tecnologia blockchain oferece”, explica.

A exchange argumenta que, com a oferta do MCO2 na plataforma, clientes interessados em projetos da área socioambiental estão sendo atendidos.

O ativo da Moss tem o maior estoque de um token de crédito de carbono. São 2 milhões de toneladas, equivalente a um valor de mercado de US$ 36 milhões.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
Coinbase
icon novembro 20, 2024

WBTC será removido da Coinbase em meio a crescimento do cbBTC

Escrito por João Victor
Especialista diz o que podemos esperar para o bitcoin e o Ethereum em 2025
icon novembro 20, 2024

Especialista diz o que podemos esperar para o bitcoin e o Ethereum em 2025

Escrito por Sabrina Coin