A Autoridade de Conduta do Setor Financeiro (FSCA) emitiu um alerta de saúde criptográfica depois de receber diversas reclamações de golpes sofridos por vítimas sul-africanas.
No aviso, a FSCA reforça que os investimentos relacionados à criptografia não são regulamentados atualmente. Por isso, os investidores não têm recurso algum para agir em acontecimentos como este.
As criptomoedas são ativos de alto risco
O alerta da autoridade veio algumas semanas depois de um executivo do órgão regulador lamentar os desafios de regulamentar as criptomoedas. Além disso, o mesmo comentou sobre como os golpistas estão tirando proveito disso.
O funcionário destacou o, agora em colapso, Mirror Trading International (MTI) como um exemplo, falando sobre como os golpistas usam as criptomoedas para fugir da regulamentação.
Agora, em seu aviso, a FSCA lembrou os investidores sul-africanos de permanecerem sempre atentos a empresas de criptografia que “superestimam os pagamentos potenciais ou subestimam os riscos”.
O regulador sul-africano, assim como o do Reino Unido e da Nova Zelândia, repetiram a mensagem de que os investidores em criptografia podem perder tudo. “Investir em ativos criptográficos, ou investimentos e empréstimos vinculados a eles, geralmente envolve assumir riscos muito altos…”, declarou a FSCA.
A Autoridade também acrescenta que “não há garantia de que os ativos criptográficos possam ser convertidos de volta em dinheiro”. Isso coloca “os investidores à mercê da oferta e demanda do mercado”.
O medo de perder
Nesse sentido, a declaração de alerta da FSCA também oferece uma ideia do que os reguladores acham ser os impulsionadores dos preços das criptomoedas. O regulador diz que o preço das moedas digitais é ditado pelo humor do seu público, sem base subjacente para a determinação do seu valor.
Os funcionários do FSCA acreditam que alguns influenciadores de criptomoedas estão aproveitando o medo de perder para convencer investidores iniciantes e inexperientes a comprarem estes ativos. Portanto, para ajudar os investidores, o alerta também oferece algumas dicas úteis para aqueles que desejam comprar ativos criptográficos.
Por exemplo, de acordo com o regulador, as criptomoedas “devem representar apenas uma pequena proporção de sua carteira de investimentos”, independentemente do risco. Os investidores também são incentivados a “obter aconselhamento adequado sobre tal produto, considerado de alto risco, em sua carteira de investimentos e o impacto que ele pode lhe causar caso falhe”.
A FSCA conclui sua declaração lembrando aos potenciais compradores de ativos criptográficos que “se um investimento parece bom demais para ser verdade, geralmente é”.