26% dos Family Offices investem em cripto, afirma Goldman Sachs

O gigante bancário Goldman Sachs determinou em um estudo recente que 32% dos escritórios familiares em todo o mundo têm exposição a ativos digitais, NFTs ou ao setor DeFi, enquanto 26% investiram explicitamente em criptomoedas.

A Goldman Sachs contatou 166 escritórios familiares nas Américas, Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Ásia-Pacífico (APAC) para determinar como sua estratégia de investimento mudou nos últimos anos.

O estudo de 2021 estimou que 16% dos entrevistados investiram em moedas digitais, enquanto os números atuais subiram para 26%. No entanto, o interesse pelo setor caiu significativamente.

“Dentro do ecossistema de ativos digitais, os escritórios familiares tornaram-se mais decisivos em relação às criptomoedas: a proporção investida aumentou de 16% em 2021 para 26%. No entanto, a proporção dos que não investem e não se interessam pelo futuro aumentou de 39% para 62%, e a dos que potencialmente se interessam pelo futuro caiu de 45% para 12%.”

O Goldman Sachs revelou ainda que 32% dos participantes atualmente têm alguma exposição a ativos digitais (incluindo criptomoedas, stablecoins, tokens não fungíveis (NFTs), finanças descentralizadas (DeFi) e fundos relacionados a blockchain).

A principal motivação para quem entrou no ecossistema é a crença no poder da tecnologia blockchain (19%). Cerca de 9% ingressaram no setor para diversificar seus portfólios, enquanto 8% veem as moedas digitais como uma reserva de valor. 

A maioria dos investidores (30%) é da região APAC (Ásia-Pacífico). A EMEA (Europa, Oriente Médio e África) está no canto oposto, com apenas 15% de investidores em criptomoedas.

Outro estudo recente conduzido pela KPMG China e Aspen Digital concluiu que quase 60% dos family offices e indivíduos de alto patrimônio líquido (HNWIs) de Hong Kong e Cingapura investiram parte de sua riqueza em ativos digitais.

“Para HNWIs e escritórios familiares, há uma possibilidade real de uma grande vantagem, então eles podem pensar, por que não colocar 2 ou 3 por cento do meu portfólio nisso e ver o que acontece”, afirmou o analista da KPMG China.

A pesquisa revelou que as duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, bitcoin (BTC) e ether (ETH), são os ativos digitais mais populares entre os family offices.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 16, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Thiago Barboza