Ícone do site Criptonizando

35% dos adultos nigerianos desafiam governo e usam bitcoin e cripto-ativos

Nigéria - Bitcoin

Um novo relatório da exchange de criptomoedas Kucoin descobriu que 35% dos adultos nigerianos, cerca 33,4 milhões de pessoas com idades entre 18 e 60 anos, são detentores de bitcoin e cripto-ativos ou negociaram nos últimos seis meses. 

O relatório também afirma que cerca de 52% dos investidores nigerianos em criptomoedas “alocam mais da metade de seus ativos em criptomoedas”.

Conforme observado no relatório da exchange, cerca de 65% dos investidores de criptomoedas nigerianos utilizam plataformas de negociação p2p. 

O aumento do uso de plataformas peer-to-peer por investidores nigerianos sugere que muitas instituições financeiras estão aderindo aos requisitos de uma diretiva emitida pelo Banco Central da Nigéria (CBN) em fevereiro de 2021.

Nesta diretiva, o CBN instruiu as instituições financeiras a bloquear ou congelar contas bancárias associadas a empresas de criptomoedas. 

As instituições financeiras flagradas facilitando transações em nome de entidades conhecidas de criptomoedas serão penalizadas pelo CBN. 

Além da diretiva, funcionários do banco central, incluindo o governador, Godwin Emefiele, alertaram os nigerianos contra o comércio de criptomoedas.

Desvalorização na moeda local

O estudo aponta para a queda do valor da moeda naira como uma das razões por trás da adoção acelerada de criptomoedas pelos nigerianos. 

O relatório afirma que a desvalorização da moeda local é a razão pela qual 37% dos entrevistados começaram a investir em criptomoedas nos últimos três anos. 

Apesar dos avisos do governo, os resultados do estudo sugerem que os nigerianos estão de fato planejando aumentar seus investimentos em criptomoedas. 

O relatório afirma:

“Outra descoberta importante é que 70% dos investidores em cripto-ativos nigerianos pretendem aumentar seus investimentos em criptomoedas nos próximos 6 meses.”

Países com moedas fracas, que se desvalorizam constantemente em relação ao dólar americano, estão apresentando uma forte adoção do Bitcoin, como é o caso da Argentina, Venezuela, Nigéria e outros.

Este fato reforça a utilização do cripto-ativo como uma alternativa às moedas fiduciárias.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Miami recebe touro robótico em homenagem ao Bitcoin (BTC)

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile