Ícone do site Criptonizando

35 mil computadores foram infectados na América Latina por malware que minerava Monero

Mais de 35 mil computadores na América Latina estavam infectados com um malware que minerava Monero, conforme reportou o Livecoins.

O malware denominado como VictoryGate, é uma botnet (uma conexão de rede entre computadores) que usava o poder computacional combinado de diferentes máquinas ligadas à um servidor para minerar criptomoedas.

Segundo a equipe de pesquisa da ESET, essa botnet é composta principalmente de dispositivos na América Latina, especificamente no Peru, onde mais de 90% dos dispositivos comprometidos estão localizados.

O malware era especializado em mineração de Monero (XMR) e estava ativo desde maio de 2019. Mais de 35 mil computadores com sistema operacional Windows foram infectados.

Durante fevereiro e março de 2020, entre 2.000 e 3.000 sistemas infectados se conectaram aos servidores diariamente.

Com o poder de mineração adquirido, foram minerados cerca de 80 XMR, na cotação atual cerca de US$6 mil.

A botnet já foi derrubada e eliminada pelos pesquisadores, contudo, a equipe alertou que novos ataques podem acontecer.

O golpe é conhecido como cryptojacking, que está ficando cada vez mais comum. Esse tipo de ataque acontece quando um vírus infecta um computador e passa a roubar o poder computacional para minerar as criptomoedas.

A criptomoeda Monero (XMR) está se tornando uma das favoritas dos ataques de cryptojacking, pois é focada em privacidade e evita que os hackers sejam descobertos.

A Monero está sendo utilizada por ataques de cryptojacking por conta do algoritmo de mineração que é resistente às mineradoras ASIC. A mineração por CPU e GPU são efetivas, tornando o ataque mais lucrativos em diferentes tipos de máquinas.

Os pesquisadores da ESET, informaram que para se proteger desses golpes, é preciso ter cuidado com os sites que acessa e programas instalados.

Se possível, nunca utilizar dispositivos USB desconhecidos ou sem a certeza de que estão livre de vírus.

Assim que os dispositivos móveis com conexão USB é inserido e reconhecido pelo sistema, um pacote malicioso é enviado e instalado no computador.

O Cryptojacking costuma atacar o processador de computadores, deixando o sistema bem lento. Utilize programas anti-malware para tentar identificar o problema assim que notar a lentidão, ou procure uma assistência especializada.

Devido ao foco em privacidade da Monero ser muitas vezes usado para atividades ilícitas, o ativo tem sido retirado de exchanges de criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile