Ícone do site Criptonizando

5 dicas fundamentais para negociar e proteger suas criptomoedas

criptomoedas 2020-dicas-proteger-trade-negociar

Após dois anos de baixa no mercado de criptomoedas, especialistas afirmam que 2020 é o momento de superação para os ativos, que contam com um aumento constante nas taxas de adoção e, principalmente, a possibilidade de grandes lucros para investidores e traders.

Para os entusiastas que ainda estão em dúvida sobre onde investir (além do Bitcoin, que têm sido foco principal), o Criptonizando listou cinco criptomoedas que podem valorizar muito em 2020.

Mas hoje vamos falar sobre cinco dicas essenciais para fazer trade e garantir a segurança dos seus ativos.

1- Cuidado com as suas emoções

1- Cuidado com as suas emoções

Lembre-se: A regra de ouro na prática de trading é não se deixar levar pelas suas emoções.

Querendo ou não, o mercado de criptomoedas é dirigido, em grande parte, pela narrativa. Por isso, quedas bruscas no preço de uma criptomoeda podem levar os entusiastas a trocarem os pés pelas mãos e descartarem seus ativos em meio a um curto período de baixa, ou até mesmo gastar todo o seu dinheiro comprando durante uma alta manipulada por medo de perder uma grande oportunidade.

2-Saiba evitar os golpistas

2-Saiba evitar os golpistas

Com as valorizações no preço do Bitcoin e outras moedas digitais, os golpistas se proliferam como baratas na comunidade. Promessas de lucros irreais (link), perfis fakes e cursos, grupos e táticas “infalíveis” vendidas sobre o assunto.

Não se engane, não há fórmula mágica para ganhar dinheiro, e tudo que você precisa saber para investir e fazer trade de criptomoedas, é possível encontrar gratuitamente on-line.

3- Faça a sua própria pesquisa

3- Faça a sua própria pesquisa

Não importa se esse é o seu primeiro dia no mercado de criptomoedas ou se você já acompanha o setor há meses: faça a sua própria pesquisa antes de investir em um projeto.

Aquele trader, analista ou conhecido que você segue nas redes sociais pode ter muito sucesso em suas operações, mas seguir indicações cegamente vem com um potencial enorme de cair em uma furada.

Existem projetos que são pura fraude, exitscams, ou simplesmente muito mal desenvolvidos. Sem pesquisar, você corre esses riscos desnecessários, ou ainda pode escolher o pior momento para comprar uma criptomoeda promissora e acabar com um prejuízo enorme de qualquer jeito.

4- Seus bitcoins não pertencem em uma exchange

4- Seus bitcoins não pertencem em uma exchange

Um erro muito comum cometido por muitos é manter seus fundos em uma exchange como se ela fosse uma carteira.

Suas criptomoedas estão em risco de várias maneiras diferentes ao guardá-las nessas plataformas mesmo após terminar de negociar. Além da possibilidade fraudes (sim, elas estão em todo lugar, eu avisei), a empresa pode ser hackeada e nunca restituir seus fundos.

A frase “se não forem suas chaves criptográficas, não são seus bitcoins” tão conhecida em meio aos traders não foi criada à toa.

5- Guarde suas criptomoedas em uma carteira offline

5- Guarde suas criptomoedas em uma carteira offline

Ok, se você já evita deixar suas moedas digitais em uma exchange, mas para garantir o maior nível de segurança disponível até o momento, mantenha seus criptoativos em uma carteira de hardware offline.

Dessa maneira, mesmo que os seus dispositivos sejam invadidos por um hacker, você não perderá seus fundos. Mas lembre-se de escrever sua frase de acesso em um papel e guardá-lo em um local protegido que você vai perder.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile