Ícone do site Criptonizando

5 Maneiras secretas que os hackers podem invadir a Blockchain

blockchain-bitcoin-criptomoedas

A Blockchain é uma das tecnologias mais populares do mercado, e está transformando todos os setores, seja financeiro, saúde, marketing digital, imobiliário, etc, é possível encontrar essa tecnologia em qualquer lugar.

O avanço da Blockchain forçou até as melhores universidades a começarem a oferecer cursos em tecnologias Blockchain.

Algumas das vantagens da Blockchain incluem: mais controle com os usuários, confiabilidade, transparência, custos de transação mais baixos e mais rápido.

A tecnologia Blockchain oferece controle total aos usuários, com o auxílio da sua natureza descentralizada, não há riscos ou falhas no ponto central. 

Apesar de todas essas vantagens e de estar entre as principais tecnologias futuras, antes da adoção mais ampla, a Blockchain precisa melhorar em alguns aspectos.

Algumas empresas estão relutando para implementar a tecnologia por causa da sua má reputação, estão cada vez mais associando a Blockchain com a dark web.

Conheça 5 maneiras perigosas pelas quais os cibercriminosos usam para invadir a Blockchain. 

1- Typosquatting 

No Typosquatting, os criminosos cibernéticos criam sites falsos, com o único objetivo de coletar dados dos usuários.

Os usuários são redirecionados para um site que se parece com uma troca de criptografia, assim o usuário digita seu nome e senha, o que fornecerá aos hackers as informações necessárias para entrar na carteira de segurança cibernética.

Em Londres e na Holanda, seis pessoas foram presas por conta desse crime.

2 – Sybil Attack 

Similares aos ataques de DDoS, o ataque Sybil envia uma enxurrada de solicitações de identificações falsas para acionar a falha do sistema.

Quando o servidor recebe tantas solicitações falsas, faz com que bloqueie as solicitações legítimas. Por mais que não exista um ataque bem-sucedido da Sybil, envolvendo as criptomoedas, os hackers estão sempre procurando novas maneiras.

3 – 51% 

A falta de autoridade no sistema Blockchain, significa que se um usuário tiver grande parte do controle, pode acabar reescrevendo o histórico de transações.

As transações são removidas quando as mercadorias são recebidas, o que permite que o token seja reutilizado.

Em janeiro deste ano, a Ethereum Classic sofreu um ataque de 51%, o hacker conseguiu escapar com o dobro de gastos no Coinbase. O valor do ataque foi de US$ 1,1 milhão.

4 – Ataque de Roteamento

Rastrear transações em um sistema Blockchain não é fácil, não há vestígios, mas ainda requer suporte de provedores da Internet.

Os ciberciminosos podem ficar no meio e interceptar dados enviados aos provedores de serviços da Internet, que são distribuídos entre uma rede de nós ou computadores na forma de diferentes partições.

A rede contínua funcionando normalmente, por isso não se sabe quando os dados estão sendo interceptados.

Sendo assim os hackers realizam muitas transações financeiras fraudulentas, compostas de milhares de dólares.

5 – Phishing 

Todos conhecem o ataque de phishing, é uma das técnicas mais populares entre os hackers para ganhar dinheiro on-line.

Os ataques de phishing, normalmente, são disfarçados por email, você recebe um link ou arquivo em anexo, e após clicar, o link baixa o arquivo e assim o computador é infectado.

Em Israel, dois hackers foram presos em junho deste ano, por roubar mais de US$ 10 milhões utilizando a técnica phishing.

Concluindo, a tecnologia Blockchain não são a prova de hackers, mas medidas de seguranças cibernéticas podem ajudar a manter a confiança na tecnologia.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile