Ícone do site Criptonizando

5 mil vítimas de pirâmide financeira com bitcoin pedem restituição pelo governo

Surprised senior businessman reading message

Portrait of surprised senior Caucasian businessman wearing suit reading message on mobile phone and frowning

A polícia de Uganda efetuou a prisão do diretor da empresa de criptomoedas Dunamiscoin Resources Limited, por acusações de fraude e esquema de pirâmide financeira. Mais de mil investidores e funcionários foram enganados nos investimentos.

Segundo relatório, o diretor Samson Lwanga foi preso perto do escritório da empresa e tem cooperado com as investigações, a Polícia está em busca de outros quatro líderes da Dunamiscoin.

De acordo com a Polícia, a prisão ocorreu antes de reembolsarem o dinheiro dos investidores, pois a Autoridade de Inteligência Financeira de Uganda congelou as contas, impossibilitando o acesso ao dinheiro.

O relatório da fraude também revelou que a empresa pode ter feito mais de 10 mil vítimas e arrecadou cerca de US$ 2,7 milhões (UGX 2 bilhões), um mês após a inauguração a empresa fechou o escritório deixando os funcionários e os investidores no prejuízo.

O advogado de Lwanga, Arthur Mpeirwe, afirmou que a empresa tinha dinheiro suficiente para pagar seus clientes, o Banco de Uganda confirmou que a empresa tinha US$2,7 milhões, a mesma quantidade de dinheiro que as vítimas perderam.

Os clientes da Dunamiscoin entraram com uma petição ao Parlamento de Uganda pedindo reembolso do dinheiro perdido. 

Para eles, o governo licenciou a empresa e deu a autorização para trabalhar como uma instituição financeira e não tomaram as medidas necessárias para evitar a fraude.

As vítimas afirmam que confiaram na empresa por conta da motivação e indicação do presidente, Yoweri Museveni, que incentivava o investimento na Dunamiscoin em anúncios nas redes sociais.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile