Ícone do site Criptonizando

50 bitcoins são movidos após 11 anos

50 bitcoins

Na quarta-feira passada (27/08), 50 bitcoins (BTC) foram movimentados. A transação passaria despercebida, se fosse o fato de esses BTCs estarem parados por 11 anos.

O que se sabe é que o saldo vem de um minerador de bitcoin, e esse valor foi a recompensa pela mineração de um dos blocos da rede Bitcoin.

Após análise da movimentação das criptomoedas, o panorama é de que grande parte dos bitcoins foi movida para outro endereço da posse do minerador. Esse tipo de endereço também é chamado de “endereço de troco”.

Para comparação, em 12 de abril de 2011, data da mineração, os 50 bitcoins valiam 38,5 dólares. Porém, 11 anos depois, a soma de todos os BTCs é equivalente a 6,25 milhões de dólares. Nesse meio tempo, o criptoativo se valorizou mais de 162.000 vezes.

0,25 BTC do total de 50 bitcoins

O bloco minerado que resultou na recompensa em bitcoins foi o de número #117.951.

Curiosamente, 49,75 BTCs voltaram para o “endereço de troco” do minerador, e ainda estão em sua posse. Portanto, a movimentação real entre os endereços envolveu apenas 0,25 BTC, cerca de R$ 31.250.

Após analisar a movimentação dessa transação, verificou-se que se trata de um endereço multi-assinatura. Esse resultado foi verificado por conta do emaranhado de transações deste endereço de recebimento. É possível que se trate de um serviço para ocultar rastros de transações, como um mixer.

A conclusão sobre essa conta mixer, se deve ao fato de que as entradas e saídas possuem os mesmos valores, de 0,25 ou 0,3 BTC. E mesmo após a transação continuam passando por vários outros endereços, sendo completamente embaralhadas.

Outra possibilidade verificada é que o tal endereço pertença à BitGo, conhecida por oferecer serviços de custódia e outros. Portanto, é possível que o minerador esteja usando ou testando um serviço para ocultar sua identidade.

Com isso, provavelmente, é alguém que se interessou pelo Bitcoin em 2011 e por sua privacidade, e mesmo 11 anos depois, persiste nas boas práticas do mercado.

Movimentações desse tipo são raras

De todos os bitcoins transacionados antes de 2011, somente 2 milhões de BTCs não foram movimentados até os dias atuais. Desta soma, estima-se que 1,1 milhão pertença a Satoshi Nakamoto (criador do bitcoin).

Portanto, a movimentação desses bitcoins não foi usual no mercado. Nesse meio tempo muitas pessoas perderam suas chaves privadas.

Um dos casos é de um minerador que jogou um HD com 8.000 bitcoins no lixo. Tirando situações pontuais como essa, a maior parte dos possuidores de BTC da época venderam suas moedas nos ciclos de alta de 2013, 2017 ou 2021.

Por fim, é incrível ver um sistema financeiro tão transparente e que oferece tanta privacidade em simultâneo. Portanto, este pode ser um dos motivos que levaram o Bitcoin a se tornar tão grande na última década.

LEIA MAIS: Inteligência Artificial cria imagem de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile