Ícone do site Criptonizando

Golpes DeFi: 6 dicas para evitar a perda de fundos

Presidente do Banco Central do Brasil define os últimos detalhes do Real digital defi

A indústria DeFi está crescendo e isso ninguém pode negar. Desde o final de 2020, vários protocolos têm aumentado seu valor total de mercado. Além disso, o volume de trocas descentralizadas e criadores de mercado automatizados também está disparado.

No entanto, o fato também aumentou e muito o número de explorações no espaço DeFi. Só nestes primeiros meses de 2021, vimos uma série de golpes, desde hacks e exploits a tap pulls.

Embora existam alguns riscos inerentes associados a cada protocolo, existem golpes flagrantes, explorações e puxões de tapete, que podem ser evitados com os devidos cuidados.

Com isso em mente, separamos algumas dicas de pontos que você deve considerar antes de investir em qualquer projeto baseado em DeFi, confira.

Pesquise sobre o projeto e a equipe por trás dele

Antes de pensar em investir em um projeto, uma das primeiras coisas que você precisa verificar é quem está por trás dele.

O projeto tem uma página “sobre nós” em que os membros da equipe principal não são confiáveis ​​ou fornecem perfis falsos do LinkedIn criados há apenas algumas semanas sem conexões ou histórico anterior? Isso deve ser um grande sinal de alerta!

Sempre tente descobrir o máximo que puder sobre as pessoas por trás do projeto – que tipo de trabalho eles fizeram antes disso? A identidade deles pode ser verificada? Eles estiveram envolvidos em projetos anteriores?

Agora, há uma tendência crescente no espaço DeFi, onde os desenvolvedores permanecem anônimos. Há um debate no mercado se isso é bom ou não. No entanto, mesmo que a equipe seja anônima, ainda há muitos tópicos a se verificar.

Por exemplo, você pode ingressar nos canais da comunidade deles, como no Telegram, e começar a fazer perguntas. Se perceber que eles começam a responder com respostas geralmente duvidosas, como “essa informação será disponibilizada após a venda do token” ou eles começarem a agir agressivamente, faça um favor a si mesmo e fique longe.

Claro, você pode perder potenciais ganhos. Mas 9 em cada 10 vezes, você estará assumindo um risco desnecessário que não vale o seu tempo nem o seu investimento.

Procure por projetos DeFi de consultores e fundos conhecidos

Projetos com consultores conhecidos geralmente são muito mais confiáveis, e o mesmo vale para seus investidores.

Se o projeto não divulgar sua lista de investidores iniciais e não fornecer nenhuma informação sobre seus consultores, pode ser um sinal de alerta. Isso, junto com uma equipe completamente anônima, definitivamente deve soar um alarme.

Lembre-se de que todo protocolo DeFi pode ser hackeado. No entanto, se tiver o apoio de investidores confiáveis ​​e uma equipe adequada e bem conhecida, as chances de reembolsar seus usuários ou de empreender outras iniciativas para compensar suas perdas são muito maiores.

Pesquise, pesquise e pesquise

Antes de embarcar em um projeto DeFi, você precisa examiná-lo e determinar se este, a longo prazo, realmente irá lhe render um bom retorno.

Você também deve dar uma olhada no material geral que a equipe forneceu até agora. Se você vir apenas um site básico codificado em WordPress em algumas horas com um white paper de 1 página e nenhum roteiro claro, vá embora.

Assim, quem pede um investimento sério deve se dar ao trabalho de preparar materiais profissionais explicando com clareza os benefícios do projeto, os desafios do mercado e como planejam enfrentá-los.

O contrato é público?

Todo projeto baseado em DeFi vem com um contrato inteligente. Portanto, verificar se o mesmo é público é algo essencial e permite que você verifique sua autenticidade.

É claro, nem sempre o contrato será público. Entretanto, tenha como regra investir apenas em projetos com contratos inteligentes privados onde a equipe por trás deles seja totalmente verificada, respeitável e confiável, com um histórico comprovado.

Procure uma Auditoria de Contrato Inteligente

Nunca, repito, nunca invista em projetos que ainda não tiveram seus contratos inteligentes auditados.

Você é uma pessoa que entende de tecnologia e domina as linguagens de programação usadas para codificar contratos inteligentes, sendo totalmente capaz de examiná-los por conta própria? Então isso não deve ser uma preocupação.

No entanto, se você for apenas um trader comum, assim como a maioria, você precisa confiar no trabalho de especialistas com histórico comprovado na indústria, também conhecidos como auditores e empresas de auditoria.

Se uma entidade de auditoria confiável determinar que o código está livre de lacunas, você pode apostar seu dinheiro nele. Caso contrário, fique longe.

Distribuição de tokens DeFi e valor de mercado inicial

Antes de investir em um projeto DeFi, certifique-se de verificar como os tokens são distribuídos.

Se você ver que a equipe por trás dele permanece com a posse de grandes porções dos tokens em circulação, isso deve soar como um alarme.

Além disso, nem é preciso dizer que, se o gráfico de distribuição de tokens não for público, você sequer deve pensar em apostar no projeto.

Em termos de valor de mercado inicial, lembre-se que projetos com menor valor de mercado inicial têm grandes chances de fornecer retornos mais elevados. Obviamente, quanto maior for a capitalização de mercado, menor será o seu potencial para retornos.

Em 2021, um projeto com uma capitalização de mercado inicial abaixo de US$50 milhões pode ser considerado uma ótima aposta.

Enfim, esses são alguns dos pontos que você deve observar ao investir em projetos baseados em DeFi. Portanto, lembre-se sempre de verificar cada item citado antes de apostar seu dinheiro em novos projetos!

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile