Desde a atualização Dencun, que ocorreu em março de 2024, a oferta do Ether (ETH) cresceu em mais de 350 mil moedas. O site Ultrasound.money destaca que a inflação atual do Ethereum está na faixa dos 0,35%.
Agora, cerca de 120,4 milhões de Ethers estão em circulação. Caso a oferta do Ether cresça em 95 mil tokens, a rede vai alcançar níveis anteriores ao The Merge, atualização que ocorreu em 2022, como pode ser visto na imagem abaixo:
Efeito do Dencun
O Ether se tornou um criptoativo potencialmente deflacionário ao longo dos anos. Isso ocorre pois parte das taxas de transação da rede são queimadas. Isso faz com que a oferta do criptoativo se torne mais escassa ao longo do tempo.
No entanto, a atualização Decun foi responsável por reduzir de forma considerável as taxas de transação da rede. A atualização introduziu um espaço de bloco destinado para redes de segunda camada.
De fato, a atualização está impulsionando o uso de redes de camada 2. No entanto, isso está impactando a emissão do criptoativo de forma considerável. No entanto, este crescimento é controlado e não é preocupante para a rede.
Um aumento no uso dos recursos da rede pode tornar o criptoativo deflacionário novamente. O Ethereum permanece como a principal rede blockchain para execução de contratos inteligentes, aplicações descentralizadas e tokenização de ativos.
Atualmente, dezenas de bilhões em ativos financeiros estão registrados no protocolo, incluindo stablecoins e tokens diversos.