O deputado federal Eros Biondini apresentou um projeto que prevê a criação da uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC) para os cofres do governo. A Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) prevê que o governo aloque até 5% das suas reservas internacionais na principal criptomoeda.
Conforme destacado, o projeto tem como objetivo melhorar a estabilidade econômica através da exposição a um ativo neutro globalmente. Além disso, a aquisição aumenta a soberania econômica do país, destaca o texto.
O PL 4501/2024 afirma:
“A formação da RESBit é uma medida estratégica que posiciona o Brasil na liderança da nova economia digital, reduzindo riscos econômicos e ampliando as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e financeiro. A aprovação deste projeto é importante para promover a soberania econômica do país e alinhar o Brasil às tendências globais de inovação“.
Uma publicação do CryptoSlate prevê que esta compra de 5% das reservas estrangeiras seria equivalente a cerca de US$ 18,6 bilhões. Com base na cotação atual da criptomoeda, seria possível que o governo acumule cerca de 200 mil bitcoins.
Aquisição de Bitcoin por governos
O Bitcoin está passando novamente por uma onda de acumulação institucional. Uma série de empresas, governos e instituições vêm obtendo exposição à principal criptomoeda do mercado.
O governo de El Salvador conta atualmente com cerca de 6 mil bitcoins em caixa. Além disso, estima-se o Reino do Butão tenha acumulado cerca de 12,5 bitcoins ao longo dos últimos anos.
O projeto apresentado pelo parlamentar brasileiro se assemelha aos planos da senadora Cyntia Lumis. A senadora apresentou no meio deste ano um projeto que prevê a compra de 1 milhão de bitcoins para os cofres do governo.
A senadora acredita que este projeto será aprovado ainda nos 100 primeiros dias do governo de Donald Trump. Notavelmente, Trump também foi eleito prometendo criar uma reserva de BTC para os cofres do governo.
Além dos governos, diversas empresas de capital aberto seguem acumulando a criptomoeda, como é o caso de MicroStrategy, Metaplanet e outras.