Uma operação policial em SP e outras cidades da Grande São Paulo resultou na prisão de seis pessoas envolvidas em um esquema de fraudes. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Tupanciretã (RS), com a colaboração de agentes de São Paulo e Ceará. Além dos detidos, sete suspeitos ainda são procurados pelas autoridades.
Segundo o G1, o foco do golpe era um homem de 71 anos, morador de Jari, no Rio Grande do Sul, que se tornou alvo de um grupo criminoso especializado em fraudes sentimentais.
Entre 2022 e 2023, ele transferiu mais de R$ 2 milhões para os criminosos, acreditando estar em um relacionamento virtual com uma investidora dos Estados Unidos.
A vítima, convencida de que encontraria a mulher pessoalmente em sua visita ao Brasil, foi alvo de uma versão do conhecido “golpe do amor”.
Os criminosos mantinham um perfil falso nas redes sociais, onde prometiam enviar presentes à vítima, mas afirmavam que ele precisava pagar os impostos alfandegários para que os pacotes chegassem. Os investigadores apreenderam documentos, equipamentos eletrônicos e cartões bancários, além de bloquear valores nas contas dos envolvidos.
Após dois anos de golpes, o idoso percebeu que estava sendo enganado e procurou a polícia. A partir disso, a investigação avançou e levou à identificação de 13 suspeitos.
O caso é tratado como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.