O economista-chefe da corretora XDEX e mais novo conselheiro da Casa da Moeda do Brasil, Fernando Ulrich, foi convidado a participar de uma audiência pública sobre a PEC 45/19, conhecida como Reforma Tributária.
Quem fez a solicitação foi o Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), que protocolou um requerimento na última quinta-feira (03).
A audiência pública discutirá aspectos da PEC 45/19, que prevê uma série de alterações no sistema tributário brasileiro, incluindo a criação de um imposto único sobre transações financeiras no Brasil, assim como a antiga CPMF.
Segundo analistas, a medida, de autoria do Deputado Federal Baleia Rossi, pode favorecer a adoção das criptomoedas no Brasil como uma forma de fuga dos impostos. Por ser um especialista no assunto, Ulrich foi chamado para o debate.
Na justificativa de seu requerimento, Bragança disse que “discutir princípios básicos para uma verdadeira reforma tributária em nosso país é fundamental para entendermos com mais profundidade e clareza as mudanças necessárias em nosso sistema tributário.”
Segundo ele, “todos concordam com relação à ineficiência do sistema tributário atual, mas a simplificação tributária não resolve todos os problemas, sobretudo do ponto de vista do consumidor”.
O deputado acredita que os convidados poderão contribuir com a Comissão Especial, que analisa a proposta, “aliando experiência e análise crítica aos cenários que vêm se desenhando com as propostas apresentadas”.
“Diante do exposto, solicitamos o apoio dos nobres pares para a realização desta audiência pública e para a discussão sobre princípios básicos para a realização de uma reforma tributária no Brasil”, concluiu.
O pedido de audiência pública será analisado na próxima reunião da Comissão Especial.