Uma nova teoria aponta que Adam Back, programador britânico e CEO da Blockstream, é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin.
Conforme reportou o Decrypt, o vídeo publicado em 11 de maio, faz comparações entre Adam Back e Satoshi, mostra semelhança entre a escrita, a capacidade de codificação e constrói uma linha do tempo tentando conectar as duas pessoas.
Back foi a primeira pessoa que Satoshi Nakamoto trocou e-mail, e segundo o vídeo, essas informações podem ser consultadas publicamente.
Segundo o CEO da Blockstream, ele excluiu propositadamente toda a sua correspondência com Satoshi para proteger a identidade do criador do Bitcoin.
Contudo, o vídeo afirma que Adam poderia reivindicar o rótulo de criador do Bitcoin, já que Satoshi Nakamoto supostamente teria utilizado parte de seu algoritmo para implementar o bitcoin.
Apesar do vídeo, Adam negou todas essas teorias em seu Twitter:
“Alguns afirmam ser Satoshi, dias em histórias de blogs de pesquisa do Google, e no tribunal, para espalhar uma descrença. Parece que preciso do contrário: não sou Satoshi, apesar do recente vídeo / reddit afirmar isso. Alguns fatores e tempo podem parecer suspeitos em retrospectiva; coincidência e fatos são desarrumados.’
some claim to be Satoshi, days google research blogging stories, and in court, to widespread non-belief.
seems I need the opposite: I am not Satoshi despite recent video / reddit claiming so. some factors & timing may look suspicious in hindsight; coincidence & facts are untidy.
— Adam Back (@adam3us) May 11, 2020
O programador admitiu as aparentes semelhanças entre os interesses dele e de Satoshi, mas disse que não é o criador do bitcoin.
O vídeo finaliza apontando que a Blockstream está envolvida na criação de soluções off-chain centralizadas para o envio de bitcoin.
Enquanto Adam afirma publicamente não ser Satoshi, Craig Wright, cientista da computação australiana, processou vários membros da comunidade de criptomoeda, incluindo o CEO da Blockstream.
O cientista declara ser o criador do bitcoin, contudo, um juiz do Tribunal Distrital anulou as objeções de Craig e seu processo foi rejeitado.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2242&v=XfcvX0P1b5g&feature=emb_logo