Operação Criptomoeda: GAECO cumpre mandados contra suposta pirâmide financeira em SC

Na quarta-feira (17), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), cumpriu mandados contra suposta pirâmide financeira em Santa Catarina.

Em conjunto com a 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, o GAECO deflagrou a Operação Criptomoeda, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e suspensas as atividades da empresa Go Capital.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, a investigação teve início após denúncias da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A empresa Go Capital oferecia investimento em criptomoedas e rendimentos diários de 3% sobre os aportes.

Segundo a CVM, a empresa estaria ofertando em seu site e redes sociais “oportunidades financeiras” com ganhos incompatíveis com a realidade do mercado e sem menção a riscos elevados.

A Go Capital estaria operando um esquema supostamente ilegal de pirâmide financeira, de acordo com o Ministério Público de SC.

O golpe já havia frustrando o pagamento e lesando consumidores em todo o Brasil, por meio de rede mundial de computadores e mídias sociais.

A partir do comunicado da CVM, a 6ª Promotoria de Justiça, com auxílio do GAECO, identificou os responsáveis do negócio e obteve os cinco mandados de busca e apreensão na justiça.

A justiça atendeu também o pedido de que seja publicado no site da Go Capital e nas redes sociais com destaque, a informação da suspensão das atividades por ordem judicial, a fim de evitar que mais consumidores possam ser lesados.



Segundo o Reclame Aqui, a empresa está pelo menos há cinco meses sem pagar os clientes.

Um dos comentários na plataforma, é de um cliente que investiu mais de R$4 mil na Go Capital, e relata que no final de 2019 a empresa deixou de pagar seus clientes.

A Go Capital teve iniciou em maio de 2019, de acordo com o Facebook, a empresa ofertava investimentos exclusivamente com o bitcoin e dizia ser especializada em trade de ativos digitais.

O site oficial da empresa está “em manutenção” com a mesma mensagem das redes sociais, de que a empresa foi suspensas por decisão judicial Nº5004363-86.2020.8.24.0005, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza